Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

APLICAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

1Vinícius Nolasco Marra,2Glayton Ricardo Germano Martins,3Sarah Michele da Costa Silva Martins,4Regina Rodrigues dos Santos,5Vanilton Rodrigues de Sousa,6Juliana Bernardes Borges da Cunha
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6COORDENADOR AUTOR
viniciusnolasco16@gmail.com

RESUMO

A aplicação de jogos matemáticos é uma forma atrativa e divertida de aprendizado aos alunos do ensino fundamental. O principal objetivo deste projeto é estimular e aprimorar o aprendizado matemático e o raciocínio lógico, exemplificando cotidianamente o uso das operações, expressões e fórmulas matemáticas. O projeto também propõe aos professores novas abordagens no ensino da matemática. Foram selecionados alguns jogos comerciais e conhecidos, além de jogos desenvolvidos pelos autores que foram confeccionados utilizando materiais de baixo custo e acessíveis disponibilizados pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Matemática (MATEMATECA) da Universidade Federal de Catalão. O projeto consiste em receber visitas dos alunos do ensino fundamental ao laboratório MATEMATECA e visitar algumas instituições de ensino fundamental da cidade de Catalão. As visitas são organizadas pela equipe executora do projeto e os coordenadores das respectivas instituições. Os jogos aplicados são previamente selecionados de acordo com o nível cognitivo de cada série de modo que os alunos se sintam confortáveis nas realizações deles. Será mostrado os resultados deste projeto no período de agosto de 2019 a julho de 2020 detalhando as etapas de planejamento, confecção, escolha e aplicação dos jogos. Os alunos se mostraram receptivos e contentes por estarem interagindo e aprendendo de uma forma interativa e dinâmica, associando o que foi realizado nas oficinas com suas atividades corriqueiras nas salas de aula.

PALAVRAS-CHAVE

Jogos. Matemática. Escola.