SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
EDUCAÇÃO
EM SAÚDE PARA CORREDORES DE RUA: UMA AÇÃO DE EXTENSÃO DA LIGA
ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
1Juliana Gomes Nascimento,2Sâmara Oliveira Bento ,3Lorena Brito de Lima ,4Amanda Vaz Teixeira ,5Gustavo da Silva Miranda 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO gomesjuliana321@gmail.com
RESUMO
Introdução:
As
doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil,
mas sabe-se que a modificação de hábitos de vida, redução de
peso corporal através de atividade física traz efeitos benéficos,
alterando os principais fatores de risco para doenças
cardiovasculares. As medidas educativas que estimulam as mudanças de
estilo de vida e hábitos alimentares são insuficientes, pois a
população não tem acesso amplo às informações sobre fatores de
risco cardiovascular ou as medidas preventivas dessas doenças, por
isso a educação em saúde é tão relevante para o conhecimento dos
riscos à saúde a que estão sendo expostos, considerando seus
hábitos de vida. Objetivo:
O
objetivo primário foi a conscientização da população para
hábitos saudáveis e estímulo a hábitos saudáveis por meio de
panfleto confeccionado pelos extensionistas da Liga Acadêmica de
Fisioterapia Cardiovascular (LIFICAR). E como objetivo secundário a
aproximação dos acadêmicos a um ambiente prático aprendido em
sala de aula, com atividades atrativas para os corredores como a
liberação miofascial e a aferição de pressão arterial.
Metodologia:
Foram
realizados três tipos de intervenções, a entrega de material
educativo, liberação miofascial e aferição da pressão arterial,
participaram sete alunos da graduação em fisioterapia,
supervisionados por uma professora. Não houve critérios de inclusão
ou exclusão, por se tratar de uma ação comunitária. Resultados:
Ao
total foram realizados 182 atendimentos, sendo 57 aferições de
pressão arterial, 25 liberações miofasciais e entregue 100 cópias
de material educativo. Considerações
finais: A
ação teve um feedback positivo dos participantes após a realização
das atividades propostas, mesmo em se tratando de intervenções
breves e pontuais. A extensão proporcionou a aproximação
comunidade/graduação, gerando conhecimento e experiência para
ambos. E os estudantes puderam vivenciar e aplicar aprendizados
adquiridos na Universidade.