Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CORREDORES DE RUA: UMA AÇÃO DE EXTENSÃO DA LIGA ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

1Juliana Gomes Nascimento,2Sâmara Oliveira Bento ,3Lorena Brito de Lima ,4Amanda Vaz Teixeira ,5Gustavo da Silva Miranda
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
gomesjuliana321@gmail.com

RESUMO

Introdução: As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, mas sabe-se que a modificação de hábitos de vida, redução de peso corporal através de atividade física traz efeitos benéficos, alterando os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. As medidas educativas que estimulam as mudanças de estilo de vida e hábitos alimentares são insuficientes, pois a população não tem acesso amplo às informações sobre fatores de risco cardiovascular ou as medidas preventivas dessas doenças, por isso a educação em saúde é tão relevante para o conhecimento dos riscos à saúde a que estão sendo expostos, considerando seus hábitos de vida. Objetivo: O objetivo primário foi a conscientização da população para hábitos saudáveis e estímulo a hábitos saudáveis por meio de panfleto confeccionado pelos extensionistas da Liga Acadêmica de Fisioterapia Cardiovascular (LIFICAR). E como objetivo secundário a aproximação dos acadêmicos a um ambiente prático aprendido em sala de aula, com atividades atrativas para os corredores como a liberação miofascial e a aferição de pressão arterial. Metodologia: Foram realizados três tipos de intervenções, a entrega de material educativo, liberação miofascial e aferição da pressão arterial, participaram sete alunos da graduação em fisioterapia, supervisionados por uma professora. Não houve critérios de inclusão ou exclusão, por se tratar de uma ação comunitária. Resultados: Ao total foram realizados 182 atendimentos, sendo 57 aferições de pressão arterial, 25 liberações miofasciais e entregue 100 cópias de material educativo. Considerações finais: A ação teve um feedback positivo dos participantes após a realização das atividades propostas, mesmo em se tratando de intervenções breves e pontuais. A extensão proporcionou a aproximação comunidade/graduação, gerando conhecimento e experiência para ambos. E os estudantes puderam vivenciar e aplicar aprendizados adquiridos na Universidade.

PALAVRAS-CHAVE

Extensão. Educação em Saúde. Cardiovascular.