Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

AGÊNCIA MAIS COMUNICAÇÃO: AÇÃO COMPRE DO VIZINHO CG

1JANAINA PEREIRA CABRAL,2Eduardo Darmanceff Jubrie Saleh,3Erick Fernandes Ferreira Lima,4GABRIEL AUGUSTO CARDOSO DE PADUA MELLO,5IORRANA DE ALMEIDA DOS SANTOS,6Gabriel Ferraciolli Soares,7Elton Tamiozzo de Oliveira,8Eduardo Perotto Biagi,9Claudia Mara Stapani Ruas,10Thiago Muller da Silva
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6DOCENTE,7DOCENTE,8DOCENTE,9DOCENTE,10DOCENTE
ra177180@ucdb.br

RESUMO

O objetivo dessa pesquisa é apontar a importância da tríade universitária - ensino, pesquisa e, principalmente, extensão, em tempos de Covid-19 e sua contribuição para os pequenos negócios que se viram diante do desafio de sobreviver em função do isolamento social e do impacto econômico causado em 2020. A análise teve como foco a ação Compre do Vizinho CG, desenvolvida pelos acadêmicos extensionistas e professores do laboratório de extensão Agência Mais Comunicação, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, da cidade de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica para entendimento de conceitos fundamentais e pesquisa exploratória de caráter qualitativo com dados obtidos a partir de aplicativos de mídias sociais e entrevistas em profundidade com os discentes da Agência. A ação Compre do Vizinho CG foi criada com objetivo de divulgar, valorizar e levar os consumidores a reconhecer a importância em comprar de pequenos negócios e de comerciantes informais do seu entorno. Após o contato inicial do cliente com a agência – que poderia acontecer por Whatsapp, e-mail ou mídias sociais como Instagram e Facebook – os extensionistas e professores davam o apoio tanto para a confecção de identidades visuais, orientações sobre postagens e também criavam artes para serem postadas pelos clientes. Os dados obtidos demonstram que a ação projeto contribui para a manutenção de pequenos negócios e como complemento de renda para os comerciantes informais.

PALAVRAS-CHAVE

Publicidade e Propaganda. Pequenos negócios. Covid-19.