SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
AGÊNCIA MAIS COMUNICAÇÃO: AÇÃO COMPRE DO VIZINHO CG
1JANAINA PEREIRA CABRAL,2Eduardo Darmanceff Jubrie Saleh,3Erick Fernandes Ferreira Lima,4GABRIEL AUGUSTO CARDOSO DE PADUA MELLO,5IORRANA DE ALMEIDA DOS SANTOS,6Gabriel Ferraciolli Soares,7Elton Tamiozzo de Oliveira,8Eduardo Perotto Biagi,9Claudia Mara Stapani Ruas,10Thiago Muller da Silva 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6DOCENTE,7DOCENTE,8DOCENTE,9DOCENTE,10DOCENTE ra177180@ucdb.br
RESUMO
O
objetivo dessa pesquisa é apontar a importância da tríade universitária - ensino,
pesquisa e, principalmente, extensão, em tempos de Covid-19 e sua contribuição
para os pequenos negócios que se viram diante do desafio de sobreviver em
função do isolamento social e do impacto econômico causado em 2020. A análise
teve como foco a ação Compre do Vizinho CG, desenvolvida pelos acadêmicos
extensionistas e professores do laboratório de extensão Agência Mais
Comunicação, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom
Bosco – UCDB, da cidade de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul. Utilizou-se
de pesquisa bibliográfica para entendimento de conceitos fundamentais e
pesquisa exploratória de caráter qualitativo com dados obtidos a partir de aplicativos
de mídias sociais e entrevistas em profundidade com os discentes da Agência. A
ação Compre do Vizinho CG foi criada com objetivo de divulgar, valorizar e levar
os consumidores a reconhecer a importância em comprar de pequenos negócios e de
comerciantes informais do seu entorno. Após o contato inicial do cliente com a
agência – que poderia acontecer por Whatsapp, e-mail ou mídias sociais como
Instagram e Facebook – os extensionistas e professores davam o apoio tanto para
a confecção de identidades visuais, orientações sobre postagens e também criavam
artes para serem postadas pelos clientes. Os dados obtidos demonstram que a
ação projeto contribui para a manutenção de pequenos negócios e como
complemento de renda para os comerciantes informais.
PALAVRAS-CHAVE
Publicidade e Propaganda. Pequenos negócios. Covid-19.