Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO PROJETO LETRAS: ARTES E CIÊNCIA

1Robert Barbosa de Andrade,2Neli Porto Soares Betoni Escobar Naban
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2COORDENADOR
robiletras@gmail.com

RESUMO

O presente estudo procura refletir sobre o projeto de extensão Letras: artes e ciência e as questões que envolvem a leitura e contação de histórias. A pesquisa está vinculada à área de educação da Universidade Católica Dom Bosco, especificamente ao curso de Licenciatura em Letras e procura destacar práticas de letramento. A contação de histórias é uma construção textual oral, que permite o contato com o lúdico. Mesmo em uma era tecnológica, percebe-se que o ato de contar histórias ainda continua sendo praticado, pois além de auxiliar na construção de conhecimentos, proporciona prazer tanto para quem ouve como para quem conta. Conforme estudos, sabemos que o ser humano pode abordar o universo por meio da arte e da ciência. Na arte, a preocupação é com a estética do mundo, com a harmonia entre as partes de um todo. É a estética na comunicação do sentimento e das ideias. Para tanto, o objetivo deste estudo é destacar as práticas de leituras e contação de histórias mediadas pelas novas tecnologias e redes sociais, destacando também que a leitura de livros é também resultado de tecnologias. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os estudos de textos literários, orais, escritos como também os registros de contações e interações do projeto Letras: artes e ciência e as oficinas de texto permitem reflexões sobre as ações de incentivo à leitura e contação de histórias. Destacam-se como resultados destas ações a reflexão social do contexto da formação de professores que interagem na universidade por meio do projeto Letras a fim de compreender a leitura como interação entre docentes, acadêmicos e comunidade. A questão da leitura e da contação de histórias pode propiciar benefícios à formação inicial e continuada de professores, além de incentivar a formação de leitores.

PALAVRAS-CHAVE

Leitura. Histórias. Extensão.