SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO PROJETO
LETRAS: ARTES E CIÊNCIA
1Robert Barbosa de Andrade,2Neli Porto Soares Betoni Escobar Naban 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2COORDENADOR robiletras@gmail.com
RESUMO
O
presente estudo procura refletir sobre o projeto de extensão Letras: artes e
ciência e as questões que envolvem a leitura e contação de histórias. A
pesquisa está vinculada à área de educação da Universidade Católica Dom Bosco,
especificamente ao curso de Licenciatura em Letras e procura destacar práticas
de letramento. A contação de
histórias é uma construção textual oral, que permite o contato com o lúdico.
Mesmo em uma era tecnológica, percebe-se que o ato de contar histórias ainda
continua sendo praticado, pois além de auxiliar na construção de conhecimentos,
proporciona prazer tanto para quem ouve como para quem conta. Conforme estudos,
sabemos que o ser humano pode abordar o universo por meio da arte e da ciência.
Na arte, a preocupação é com a estética do mundo, com a harmonia entre as
partes de um todo. É a estética na comunicação do sentimento e das ideias. Para tanto, o objetivo deste estudo é destacar
as práticas de leituras e contação de histórias mediadas pelas novas
tecnologias e redes sociais, destacando também que a leitura de livros é também
resultado de tecnologias. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica
com abordagem qualitativa. Os estudos de textos literários, orais, escritos
como também os registros de contações e interações do projeto Letras: artes e
ciência e as oficinas de texto permitem reflexões sobre as ações de incentivo à
leitura e contação de histórias. Destacam-se como resultados destas ações a
reflexão social do contexto da formação de professores que interagem na
universidade por meio do projeto Letras a fim de compreender a leitura como interação
entre docentes, acadêmicos e comunidade. A questão da leitura e da contação de
histórias pode propiciar benefícios à formação inicial e continuada de
professores, além de incentivar a formação de leitores.