Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

O CEDOC ANTÔNIO BRAND E SEU PAPEL EDUCATIVO

1Ana Luiza Benato,2Heloísa Figueiró Braga,3Luana de Vilela de Miranda,4Lenir Gomes Ximenes
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4DOCENTE
analuiza.benato@gmail.com

RESUMO

O estado de Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena no Brasil, o que justifica a necessidade de maiores debates e discussões acerca da questão indígena. Este trabalho apresenta os resultados das ações formativas realizadas pelo projeto de extensão CEDOC Antônio Brand: História e direitos indígenas no ano de 2019, na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. O projeto tem como objetivo geral a preservação do patrimônio histórico e cultural dos povos indígenas que vivem em Mato Grosso do Sul, bem como salvaguardar materiais relativos aos direitos indígenas. As ações formativas na própria universidade e em escolas da rede pública de Campo Grande-MS, realizadas em 2019, tinham como objetivo específico contribuir com a desconstrução de estereótipos sobre os povos indígenas. Essas ações constituíram-se em rodas de conversa e apoio à realização de eventos com foco na diversidade étnica e cultural. Após a análise e reflexão acerca das atividades realizadas, considera-se que por meio das rodas de conversas no âmbito do projeto CEDOC, é possível construir conhecimento sobre culturas diferentes da hegemônica, o que faz a diferença na vida escolar, acadêmica e profissional, além de uma formação mais cidadã para todos os participantes. Ainda nesse sentido, vale ressaltar o quanto é necessário o diálogo entre as escolas da Educação Básica e a universidade, reforçando o papel educativo do projeto na desconstrução de estereótipos sobre os povos indígenas. Dessa forma o projeto impactou diretamente estudantes universitários envolvidos e os adolescentes, estudantes de escolas de Ensino Médio que participaram das ações formativas.

PALAVRAS-CHAVE

História indígena. Mato Grosso do Sul. Preconceito