SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
PROJETO LABINTER: REFLEXÕES SOBRE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
1Gabriele Burgo,2Camilla Ortega Flores Gomes,3Ana Paula Gaspar Melim,4Suelen Regina Patriarcha-Graciolli 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3DOCENTE,4DOCENTE babiburgo16@gmail.com
RESUMO
A contação de histórias é uma ferramenta valorosa para a educação, que
além de auxiliar no conhecimento de mundo da criança, também gera um
encantamento pela leitura como forma de aprendizado e instiga a curiosidade da
criança. O objetivo desta pesquisa é apresentar o que constitui as etapas que levam a
contação de história, as reflexões que as compõem e o que é ser um contador de histórias no laboratório, também citando
a importância da literatura infantil para o
desenvolvimento da criança. A pesquisa bibliográfica foi a metodologia
utilizada para alcançar os objetivos e compreender as inquietações geradas a
partir das discussões sobre o aproveitamento e benefícios da contação de
história na vida das crianças e dos próprios contadores. Há benefícios para os
ouvintes e para os contadores, propiciando para
ambas as partes um aprendizado profundo e uma constante
realização, aprendendo mais e aperfeiçoando-se continuamente. Ao longo da
pesquisa, podemos observar que o contador de história do Labinter conta com uma
série de recursos que o assistem em seu desenvolvimento como contador e como
educador, estando em contato direto com a comunidade, o extensionista é
inserido nos campos de atuação mais cedo, tendo maiores oportunidades para
aprender e preparar-se para a profissão como profissional de educação, dessa
forma, há um real aproveitamento tanto para os acadêmicos quanto para a
comunidade que participa dessas ações de contação de história. A contação de
história contribui para o avanço de suas habilidades como oratória, vocabulário
e percepção do mundo e da realidade que envolve os centros de educação.