SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
LABORATÓRIO DE JORNALISMO COMO PRÁTICA DE EDUCOMUNINCAÇÃO
1Everton Gama da Silva,2Inara Souza da Silva 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2COORDENADOR evergama75@gmail.com
RESUMO
O
presente trabalho apresenta o relato de experiência das ações do Jornalismo
Laboratorial Em Foco, desenvolvidas pelos extensionistas e professores do curso
de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS).
O projeto permitiu que os acadêmicos fossem inseridos na prática laboratorial,
com o foco nas ações de educomunicação voltadas para os estudantes do ensino
médio do Colégio Dom Bosco. A proposta consistiu em elaborar um programa de
televisão – Em Foco TV – que atendesse às demandas de conteúdo do grupo
escolar. No primeiro momento foi realizada uma visita à escola na qual
acadêmicos, com supervisão dos coordenadores do projeto, apresentaram as ideias
para os alunos e professores da unidade educacional. Os temas apresentados
também tiveram supervisão da coordenação pedagógica e seguindo recomendações do
currículo escolar. Depois de realizada a votação e seleção de assuntos, os
extensionistas partiram para a realização da produção e roteirização de dois
programas em uma linguagem jovial e com conteúdo educativo e informativo. Os
temas escolhidos, por votação dos alunos, foram “Álcool e Drogas” e “Ansiedade
e Depressão”. Além de selecionar os temas, os estudantes participaram de forma
ativa da gravação do programa - como plateia, e o material produzido foi
disponibilizado para a escola e passou a integrar um acervo a ser usado em
futuras aulas. Esse diálogo entre os universitários, professores e estudantes
do ensino médio resultou em aprendizado apara todos os envolvidos que, além de
terem a oportunidade de conhecer temas pertinentes e atuais, puderam
compreender o funcionamento dos bastidores de um programa de televisão.