SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
TRABALHANDO A
EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA PRODUÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1Gleide da Silva Gama Chiquetto,2Lucas Castro Torres,3Otavio Souza Ribeiro,4Ana Paula Silva Teles,5Francilina Araújo Costa 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2DOCENTE,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4DOCENTE,5DOCENTE gleide.ga@outlook.com
RESUMO
É importante que as
crianças recebam nas escolas informações sobre o meio ambiente em que vivem. O
processo de conscientização ambiental em crianças pode ser desenvolvido de
forma prática e lúdica, a partir do conceito da reciclagem. Com isso, a
introdução de atividades abordando esta temática nas escolas é importante para
o desenvolvimento de uma educação ambiental de qualidade, que trabalhe a
criatividade da criança e ao mesmo tempo as aproximem de questões envolvendo a
consciência ambiental. Considerando esses aspectos, o presente trabalho teve
como objetivo capacitar professores e auxiliares da Escola Municipal de
Educação Infantil (EMEI) Lúcia Ângela de Castro Costa a confeccionarem
brinquedos utilizando materiais recicláveis. Esta escola desenvolve um projeto
com crianças de até cinco anos de idade denominado “EMEI com vida e
sustentável”, tendo como objetivo despertar nas crianças atendidas o interesse
por cuidar do ambiente. A oficina compreendeu basicamente ensinar os
professores e auxiliares a confeccionar diversos brinquedos a partir de
garrafas PET e papelão, e posteriormente ensiná-los a brincar com os brinquedos
confeccionados pelos mesmos. Pode-se concluir que é possível trabalhar com as
crianças da educação infantil a consciência da conservação do meio ambiente por
meio do lúdico, tanto através da construção de brinquedos com materiais
recicláveis quanto a partir do interesse e dedicação dos professores e
auxiliares em trabalhar educação ambiental, pois passam a ter um entendimento
de que a reciclagem e a preservação do meio ambiente devem ser um processo
contínuo. A apresentação dos temas citados e a possibilidade de construir os
próprios brinquedos despertou a curiosidade das crianças e tendem a gerar
frutos.