Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA PRODUÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1Gleide da Silva Gama Chiquetto,2Lucas Castro Torres,3Otavio Souza Ribeiro,4Ana Paula Silva Teles,5Francilina Araújo Costa
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2DOCENTE,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4DOCENTE,5DOCENTE
gleide.ga@outlook.com

RESUMO

É importante que as crianças recebam nas escolas informações sobre o meio ambiente em que vivem. O processo de conscientização ambiental em crianças pode ser desenvolvido de forma prática e lúdica, a partir do conceito da reciclagem. Com isso, a introdução de atividades abordando esta temática nas escolas é importante para o desenvolvimento de uma educação ambiental de qualidade, que trabalhe a criatividade da criança e ao mesmo tempo as aproximem de questões envolvendo a consciência ambiental. Considerando esses aspectos, o presente trabalho teve como objetivo capacitar professores e auxiliares da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Lúcia Ângela de Castro Costa a confeccionarem brinquedos utilizando materiais recicláveis. Esta escola desenvolve um projeto com crianças de até cinco anos de idade denominado “EMEI com vida e sustentável”, tendo como objetivo despertar nas crianças atendidas o interesse por cuidar do ambiente. A oficina compreendeu basicamente ensinar os professores e auxiliares a confeccionar diversos brinquedos a partir de garrafas PET e papelão, e posteriormente ensiná-los a brincar com os brinquedos confeccionados pelos mesmos. Pode-se concluir que é possível trabalhar com as crianças da educação infantil a consciência da conservação do meio ambiente por meio do lúdico, tanto através da construção de brinquedos com materiais recicláveis quanto a partir do interesse e dedicação dos professores e auxiliares em trabalhar educação ambiental, pois passam a ter um entendimento de que a reciclagem e a preservação do meio ambiente devem ser um processo contínuo. A apresentação dos temas citados e a possibilidade de construir os próprios brinquedos despertou a curiosidade das crianças e tendem a gerar frutos.

PALAVRAS-CHAVE

Educação ambiental. Reciclagem. Educação infantil.