SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
SALA DE ESPERA: CENÁRIO DE ACOLHIMENTO E DE AÇÕES
DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
1Giovana Tassinari Caixeta,2Isabella de Sousa Barreto,3Paula Gusmão Manoel da Costa,4Célia Kataki de Oliveira,5Maria Luiza Ferreira Stringhini 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4OUTROS,5COORDENADOR giovana.caixeta@hotmail.com
RESUMO
Ações para elevação do letramento funcional contribuem
para melhorar as condições de saúde do indivíduo
permitindo que entendam, interpretem e apliquem as informações sobre saúde para
o desenvolvimento de medidas preventivas e de habilidades para o gerenciamento
da sua doença. Pensando
assim, o presente projeto de extensão da Faculdade de Nutrição da Universidade
Federal de Goiás tem como objetivos ocupar o tempo de espera por consultas hospitalares,
no Hospital das Clínicas de Goiânia, desenvolvendo ações educativas em saúde, em especial, àquelas relacionadas com nutrição
nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis e, ainda possibilitar aos
acadêmicos a participação em atividades de extensão
universitária, aprofundando os conhecimentos sobre a temática em questão.
São realizados encontros na sala de espera e envio de mensagens aos pacientes,
semanalmente, por aplicativo. De 2016 até a presente data, 280 pacientes
participaram das ações presenciais, além de seus acompanhantes e, 73 estão inscritos no grupo de WhatsApp®.
Foram realizados, aproximadamente,
150 encontros abordando diversos temas relacionados à alimentação saudável e
nutrição específica às Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Os temas discutidos na sala de espera são apresentados
por graduandos de Nutrição, de forma lúdica, simples, com figuras
ilustrativas ou jogos motivadores de discussão, estimulando a troca de experiências entre pacientes, acadêmicos e
profissionais de saúde. Um total de 192 mensagens
foram encaminhadas por via de transmissão de celular, relembrando o conteúdo apresentado
presencialmente e mantendo vínculo entre paciente e equipe de saúde fora do
ambiente hospitalar. Os resultados das ações educativas são avaliados por
testes curtos e demonstram que, em todas as ações, os acertos no pós-teste superaram
os do pré-teste. Neste último ano, a avaliação da atividade pelos participantes
indica que 75,2% adoraram e 24,8% gostaram dos temas e da maneira como foram
abordados. Concluiu-se que o projeto utiliza de forma satisfatória o tempo de
espera das consultas, contribui para a promoção da saúde dos participantes
e para a formação profissional dos discentes.
PALAVRAS-CHAVE
Diabetes mellitus tipo 2. Educação para a saúde. Letramento em saúde.