Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

SALA DE ESPERA: CENÁRIO DE ACOLHIMENTO E DE AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

1Giovana Tassinari Caixeta,2Isabella de Sousa Barreto,3Paula Gusmão Manoel da Costa,4Célia Kataki de Oliveira,5Maria Luiza Ferreira Stringhini
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4OUTROS,5COORDENADOR
giovana.caixeta@hotmail.com

RESUMO

Ações para elevação do letramento funcional contribuem para melhorar as condições de saúde do indivíduo permitindo que entendam, interpretem e apliquem as informações sobre saúde para o desenvolvimento de medidas preventivas e de habilidades para o gerenciamento da sua doença. Pensando assim, o presente projeto de extensão da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás tem como objetivos ocupar o tempo de espera por consultas hospitalares, no Hospital das Clínicas de Goiânia, desenvolvendo ações educativas em saúde, em especial, àquelas relacionadas com nutrição nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis e, ainda possibilitar aos acadêmicos a participação em atividades de extensão universitária, aprofundando os conhecimentos sobre a temática em questão. São realizados encontros na sala de espera e envio de mensagens aos pacientes, semanalmente, por aplicativo. De 2016 até a presente data, 280 pacientes participaram das ações presenciais, além de seus acompanhantes e, 73 estão inscritos no grupo de WhatsApp®. Foram realizados, aproximadamente, 150 encontros abordando diversos temas relacionados à alimentação saudável e nutrição específica às Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Os temas discutidos na sala de espera são apresentados por graduandos de Nutrição, de forma lúdica, simples, com figuras ilustrativas ou jogos motivadores de discussão, estimulando a troca de experiências entre pacientes, acadêmicos e profissionais de saúde. Um total de 192 mensagens foram encaminhadas por via de transmissão de celular, relembrando o conteúdo apresentado presencialmente e mantendo vínculo entre paciente e equipe de saúde fora do ambiente hospitalar. Os resultados das ações educativas são avaliados por testes curtos e demonstram que, em todas as ações, os acertos no pós-teste superaram os do pré-teste. Neste último ano, a avaliação da atividade pelos participantes indica que 75,2% adoraram e 24,8% gostaram dos temas e da maneira como foram abordados. Concluiu-se que o projeto utiliza de forma satisfatória o tempo de espera das consultas, contribui para a promoção da saúde dos participantes e para a formação profissional dos discentes.

PALAVRAS-CHAVE

Diabetes mellitus tipo 2. Educação para a saúde. Letramento em saúde.