Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

AÇÃO DE EXTENSÃO NA REDE SOCIAL: PROJETO GEPINF CONTRA A COVID-19

1Thassara Felipe de Sousa,2Mariana Carla Mendes,3Christina Souto Cavalcante Costa,4Flaviane Cristina Rocha Cesar
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2DOCENTE,3DOCENTE,4COORDENADOR
thassarafelipe@hotmail.com

RESUMO

Introdução: o cenário da pandemia por COVID-19 evidenciou a necessidade de disseminação de informações de saúde por meio de tecnologias de informação e comunicação como estratégia primária de saúde pública. Objetivo: descrever a elaboração e veiculação de ações de extensão para prevenção de COVID-19 em mídia social, elaboradas de acordo com os pressupostos do letramento em saúde. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre ações de extensão desenvolvidas por meio de rede social (instagram), vinculadas ao projeto de extensão Grupo de estudos sobre prevenção de infecções na comunidade (GEPINF). As ações do GEPINF ocorreram durante seis semanas (1 de junho a 10 de julho de 2020) e incluíram postagem de vídeo, materiais escritos e palestras online no formato de live. O público-alvo foi dividido nos seguintes grupos: 1 - crianças (de 03 a 10 anos) e 2 - adultos. Resultados: Na primeira etapa do projeto os estudantes identificaram sete temas de trabalho sobre medidas preventivas no contexto do COVID-19, 42,9% (n = 3) dos grupos abordaram conteúdos relacionados a crianças e 42,9% (n = 3) enfatizaram o público adulto, e um ambos os públicos (14,2%). , foram construídos sete materiais educativos, dentre eles material instrutivo com método de animação (desenho animado) e elementos lúdicos para promover letramento em saúde de crianças com o tema central foi “cuidados preventivos para COVID-19”. Além disso, material audiovisual no formato “story do instagram” para o público adulto. Considerações finais: A extensão universitária por meio de mídia social permitiu desenvolver letramento científico com acesso e compreensão de informações relevantes para a prática baseada em evidências entre estudantes de medicina. O debate online permitiu construir processo de avaliação formativa no qual os estudantes e docentes experienciaram a interação e aplicação de conceitos teóricos em ambiente virtual de ensino em tempo real. Por outro lado, os materiais educativos construídos e palestras online possibilitaram oportunidade de prática de letramento em saúde para os estudantes de medicina, bem como a construção de repositório de materiais educativos em mídia social para consulta e divulgação na comunidade.

PALAVRAS-CHAVE

Letramento em saúde. Comunicação em Saúde. Tecnologia da Informação.