SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
AÇÃO DE EXTENSÃO
NA REDE SOCIAL: PROJETO GEPINF CONTRA A COVID-19
1Thassara Felipe de Sousa,2Mariana Carla Mendes,3Christina Souto Cavalcante Costa,4Flaviane Cristina Rocha Cesar 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2DOCENTE,3DOCENTE,4COORDENADOR thassarafelipe@hotmail.com
RESUMO
Introdução: o cenário da pandemia por COVID-19 evidenciou a
necessidade de disseminação de informações de saúde por meio de tecnologias de
informação e comunicação como estratégia primária de saúde pública. Objetivo: descrever a
elaboração e veiculação de ações de extensão para prevenção de COVID-19 em
mídia social, elaboradas de acordo com os pressupostos do letramento em saúde. Metodologia: Estudo descritivo
do tipo relato de experiência sobre ações de extensão desenvolvidas por meio de
rede social (instagram), vinculadas ao projeto de
extensão Grupo de estudos sobre prevenção de infecções na comunidade (GEPINF).
As ações do GEPINF ocorreram durante seis semanas (1 de junho a 10 de julho de
2020) e incluíram postagem de vídeo, materiais escritos e palestras online no
formato de live. O público-alvo foi dividido nos seguintes grupos: 1 - crianças
(de 03 a 10 anos) e 2 - adultos. Resultados: Na primeira etapa do projeto os
estudantes identificaram sete temas de trabalho sobre medidas preventivas no
contexto do COVID-19, 42,9% (n = 3) dos grupos abordaram conteúdos relacionados
a crianças e 42,9% (n = 3) enfatizaram o público adulto, e um ambos os públicos
(14,2%). , foram construídos sete materiais educativos, dentre eles material
instrutivo com método de animação (desenho animado) e elementos lúdicos para
promover letramento em saúde de crianças com o tema central foi “cuidados
preventivos para COVID-19”. Além disso, material audiovisual no formato “story
do instagram” para o público adulto. Considerações finais: A extensão universitária por meio de mídia
social permitiu desenvolver letramento científico com acesso e compreensão de
informações relevantes para a prática baseada em evidências entre estudantes de
medicina. O debate online permitiu construir processo de avaliação
formativa no qual os estudantes e docentes experienciaram a interação e
aplicação de conceitos teóricos em ambiente virtual de ensino em tempo real. Por
outro lado, os materiais educativos construídos e palestras online
possibilitaram oportunidade de prática de letramento em saúde para os
estudantes de medicina, bem como a construção de repositório de materiais
educativos em mídia social para consulta e divulgação na comunidade.
PALAVRAS-CHAVE
Letramento em saúde. Comunicação em Saúde. Tecnologia da Informação.