Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

AÇÕES EDUCATIVAS DO PROJETO DE EXTENSÃO VETSCHOOL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO MUNICÍPIO DE MINEIROS/GO

1Eliz Oliveira Franco,2Maria Júlia Andrade,3Andresa de Cássia Martini,4Eric Mateus Nascimento de Paula,5Priscila Chediek Dall'Acqua
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3DOCENTE,4DOCENTE,5COORDENADOR
elizfranco17@gmail.com

RESUMO

O VetSchool visa a integração dos conhecimentos dos graduandos em Medicina Veterinária na promoção de ações educativas no município de Mineiros/GO. O objetivo deste trabalho foi descrever as ações do projeto de extensão realizadas em uma escola estadual localizada no município de Mineiros/GO com o intuito de promover a educação em saúde por meio de ações desenvolvidas no âmbito das disciplinas do curso de Medicina Veterinária sobre os cuidados com animais de estimação e zoonoses. Para tanto, em um primeiro momento, os temas propostos e as ações, voltadas para o ensino fundamental e médio, foram desenvolvidas pelos discentes do curso de Medicina Veterinária, sob orientação dos docentes. Posteriormente, foram feitas visitas na escola para a realização das ações educativas e aplicação de questionário sobre o conhecimento prévio dos temas abordados. A disciplina de Anatomia Veterinária apresentou palestra e utilizou peças anatômicas para trabalhar as diferenças anatômicas e fisiológicas entre os animais; a disciplina de Deontologia e Bioética apresentou por meio de teatro o conceito de guarda responsável e bem-estar animal; a disciplina de Parasitologia apresentou palestra sobre a importância e as medidas de controle de moscas, mosquitos e carrapatos; a disciplina de Técnica Operatória e Prática Anestésica apresentou por meio de palestra a importância da castração; a disciplina de Clínica de Pequenos Animais apresentou palestra sobre esquemas profiláticos para animais de companhia; a disciplina de Toxicologia abordou por meio de palestra os alimentos tóxicos para os animais; a disciplina de Saúde Pública apresentou palestras sobre zoonoses de maior importância para a saúde pública. Participaram 380 estudantes do ensino fundamental e médio, com idades entre 11 e 19 anos, dentre os quais, 82,1% possuíam animais, sendo a maior parte cães, seguido dos gatos. Em conclusão, através das ações, os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária promoveram a conscientização da população a respeito dos cuidados com os animais e com a saúde humana.

PALAVRAS-CHAVE

Educação em saúde. Estudantes. Medicina Veterinária. Saúde Pública.