SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
SABER SUS – PROJETO DE EXTENSÃO: ESTUDO PILOTO
1Alinne Maria Guimarães,2Marcela Lemes Marquez Cunha,3Mayane Oliveira Assis,4Danilo Alvin Paiva Gonçalves Filho,5Ana Amélia Freitas-Vilela,6Aridiane Alves Ribeiro 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5COORDENADOR,6DOCENTE alinnemariaguimaraes@gmail.com
RESUMO
Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) atua em diversas áreas da saúde e a maioria de seus usuários não conhecem seus direitos à uma atenção integral de assistência à saúde e com isso, quais os serviços que esse sistema gratuito lhes oferece. A disseminação dos conceitos do SUS é importante e os jovens são considerados potenciais multiplicadores de informação. Objetivo: Apresentar o estudo piloto do Projeto de Extensão Saber SUS. Metodologia: O projeto visava promover a educação popular em saúde sobre o SUS aos estudantes de ensino médio do município de Jataí-GO, com a proposta de explicar sobre os princípios e diretrizes do SUS, Unidade Básica de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento, Estratégia Saúde da Família, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, classificação da prioridade de atendimento nas unidades de saúde segundo as cores e esclarecer sobre a vacinação na rede pública de saúde. Antes de iniciar as atividades do projeto com a comunidade acadêmica das escolas de ensino médio de Jatai-Goiás, foi realizado um estudo piloto com os ingressantes do curso de Medicina para avaliar as possíveis falhas de execução do projeto. Resultados: Aproximadamente 20 alunos do primeiro período participaram do estudo piloto. Para realizar a educação popular sobre o SUS com o grupo de estudantes, foram definidas seis estações sobre temas específicos. As dinâmicas foram expositivo-dialogadas, desenvolvidas com materiais didáticos como cartazes e banners que continham informações sobre o SUS e que demandavam participação ativa do público. Elas foram ministradas em seis estações formadas por grupos de três a cinco integrantes do projeto e cada estação recebeu grupos de até quatro alunos da universidade que ficavam cerca de 8 minutos em cada estação. Após o estudo piloto e a avaliação da prática das estações do projeto de extensão, alguns ajustes foram realizados para iniciar as atividades nas escolas do município. Considerações finais: Após as ações do projeto piloto do projeto de extensão foi possível identificar falhas e realizar as melhorias que deveriam serem feitas e, com isso, aperfeiçoar a dinâmica aplicada dentro dos limites e proposta do projeto.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino médio. Estudantes de medicina. Sistema Único de Saúde.