SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
MÍDIAS SOCIAIS PET ENFERMAGEM: ATUALIZAÇÕES NO INSTAGRAM FRENTE AO CONTEXTO DA COVID-19
1Anna Lívya da Silva,2Letícia Assis,3Larissa Huther,4Isabela Macedo Cabral ,5Cristiane José Borges,6Marise Ramos de Souza 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5DOCENTE,6ORIENTADOR annalivyasilva656@gmail.com
RESUMO
A universidade, enquanto instituição de Ensino Superior tem utilizado as mídias sociais como um apoio para a disseminação do conhecimento científico. E, na atual conjuntura, sob ameaça do avanço do novo coronavírus e com a interrupção das atividades cotidianas, percebe-se a necessidade de atender a demanda de dúvidas e questionamentos de saúde nas mídias sociais. Desta forma, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da modificação da estrutura de publicações da mídia social no Instagram, antes e durante a pandemia da Covid-19 nos meses de março, abril e maio de 2019 e 2020. Trata-se de um estudo com caráter descritivo/comparativo, do tipo relato de experiência, realizado a partir do projeto de extensão intitulado "Mídias sociais", executado pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial Enfermagem da Universidade Federal de Jataí. O total de publicações realizadas na rede social Instagram no ano de 2019, entre os meses de março e maio, foram de 14 publicações e em 2020, este correspondeu a 93 publicações. Os dados revelam que no que tange a visualização das postagens, em 2020, estas entre os meses de fevereiro e março corresponderam a 3.492 e que no mês de maio apresentaram um crescimento significativo para 7.308 impressões. Sendo assim, com base nos resultados é possível afirmar que o PET Enfermagem-UFJ vem cumprindo com o seu papel extensionista, no sentido de contribuir na aproximação da universidade e comunidade externa, promovendo o aumento da integração através da rede social Instagram.