SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
O CENTRO DE LÍNGUAS
CELIG E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO
1ANA PAOLA DE SOUZA LIMA,2MARIA APARECIDA DOS SANTOS 1DOCENTE,2DOCENTE ana.lima@ufr.edu.br
RESUMO
O Centro de
Línguas CELIG passou a oferecer aulas de línguas na modalidade on-line em virtude da pandemia de Coronavírus,
e consequente disseminação da COVID-19, sendo forçado a adotar o que ficou
conhecido como Ensino Remoto Emergencial, uma modalidade de ensino que muito se
diferencia do Ensino à Distância (EAD) em sua estrutura. Com isso, percebeu-se
que a formação de professores (as) e a oferta de equipamentos para a equipe
eram essenciais para a realização de um trabalho satisfatório e para a fidelização
dos (as) estudantes. Ainda, o CELIG realizou a reorganização de sua estrutura
educacional, dividindo as turmas em grupos (Básicos, Intermediários e
Avançados) entre três supervisoras para que os (as) professores (as) tivessem
apoio tecnológico e teórico-metodológico, de modo a inseri-los (as) neste
contexto digital. O CELIG viu a necessidade de oferecer treinamentos contínuos
para a apresentação de alguns aplicativos e ferramentas que pudessem ser
utilizados no decorrer das aulas. Notou-se no desdobrar das ações que alguns
(algumas) professores (as) sentiram-se extremamente motivados (as) com os novos
saberes construídos e com as experiências virtuais vivenciadas, enquanto outros
(as) apresentaram certa insatisfação em atuar neste ambiente. Soma-se a isso o
fato que muitos (as) professores (as) perceberam que o ambiente on-line caracteriza-se como extremamente
trabalhoso, uma vez que coloca professores (as) em constante situação de alerta
e prontidão às necessidades dos (as) estudantes. Embora o discurso social tenha
uma certa aversão ao ensino em plataformas virtuais, após verificação final do
trabalho realizado pelo CELIG foi possível perceber que as turmas ativas
apresentaram baixo índice de evasão quando da migração do ensino presencial
para o ensino mediado por ferramentas on-line,
e apresentou resultados positivos no que diz respeito ao ensino virtual
emergencial.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino de línguas. Tecnologia. Ensino Remeto Emergencial.