Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS COLABORATIVAS DESENVOLVIDAS NO PROJETO DE EXTENSÃO CRIANÇA ATIVA

1Pedro Henrique Andreatta Brigatto,2André da Silva Dias,3Rosalia Marina Infiesta Zulim,4Cláudia Diniz de Moraes,5ANA PAULA ZAIKIEVICZ AZEVEDO,6Lucas Castro Torres
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2DOCENTE,3DOCENTE,4COORDENADOR,5DOCENTE,6DOCENTE
phab1998@hotmail.com

RESUMO

O presente texto tem como principal objetivo apresentar reflexões relacionadas as práticas colaborativas interdisciplinares que ocorrem no projeto de extensão “Criança ativa” desenvolvido pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Campo Grande/MS. Ao longo do texto, tecemos algumas discussões sobre conceitos de práticas colaborativas e a descrição de ações desenvolvidas no projeto entre os cursos de graduação em Educação Física, Pedagogia, Agronomia e Medicina Veterinária. O projeto é desenvolvido dentro das dependências da universidade há dezenove anos, as atividades ocorrem três vezes na semana (segunda, quarta e sexta), nos períodos vespertino e matutino totalizando o atendimento de 60 crianças por ano. Atualmente a equipe do projeto é composta por uma professora coordenadora, quatro professores colaboradores, dez acadêmicos bolsistas e seis acadêmicos voluntários. A finalidade do projeto é desenvolver atividades socioeducativas voltadas para crianças e adolescentes com idades entre seis a catorze anos, a fim de promover o convívio social e interativo, favorecer ambiente de socialização, aprendizagem, formação para o protagonismo juvenil, participação cidadã através do desenvolvimento de atividades lúdicas, culturais, recreativas, esportivas, de arte e literatura, de valorização do meio ambiente e o cuidado com os animais, bem como, por meio de palestras informativas e oficinas coletivas com as famílias de forma a prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários. Como resultados, podemos apontar as possibilidades de aprendizado com as práticas colaborativas interdisciplinares que vão além do aprendizado em sala de aula, contribuindo para autonomia tanto na vida acadêmica quanto em suas relações pessoais.

PALAVRAS-CHAVE

Relato de experiência. Práticas colaborativas. Projeto de extensão.