SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
CIC EM DEBATE -
ASSESSORIA EM RELAÇÃO À LEI 13.982/2020: UMA ESTRATÉGIA ALÉM DA VIDA
1Valdemir Lino do Nascimento,2Maysa Oliveira de Melo Antonio,3Gislayne Michelli de Azevedo,4Agilson Poquiviqui 1DOCENTE,2DOCENTE,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4COORDENADOR AUTOR Valdemir.lino@unemat.br
RESUMO
O
projeto teve como objetivo geral orientar os Microempreendedores Individuais
(MEI’s) e trabalhadores informais em relação ao auxílio emergencial, publicado
pela Lei 13.982/2020 do Governo Federal. Para alcance do objetivo geral,
definiu-se os objetivos específicos: (i) capacitar os acadêmicos participantes
do projeto; (ii) identificar os MEI’s e trabalhadores informais no município de
Nova Mutum/MT; (iii) auxiliar no preenchimento dos formulários e cadastros para
fim de recebimento do auxílio emergencial. Em tempos de crise, como o da
pandemia do COVID-19, fica evidente que o ensino oportuniza o desenvolvimento
social, proporcionando uma ampla visão, do conhecimento e a informação. Nessas
perspectivas o curso de ciências contábeis por meio dos seus professores e
acadêmicos auxiliaram no preenchimento dos formulários e cadastros para fim de
recebimento do auxílio emergencial, durante o período de 01/04 à 05/05/2020.
Foram prestados 541 atendimentos na modalidade remota, por meio das plataformas
digitais: Google Meet, Whatsapp e Instagram. Após o encerramento dos
atendimentos, a fim de levantar informações sobre o perfil dos atendidos e a
importância atribuída ao projeto e recebimento do benefício, houve tentativas
de contato via telefone e WhatsApp com público atendido durante o projeto.
Obteve-se informações de 116 beneficiados, constituindo o corpus do
trabalho. Os resultados apontaram que as ações oriundas do projeto alcançaram
seu objetivo, pois (60%) do público atendido considera como muito importante as
ações oriundas do projeto, sendo o auxílio emergencial a única fonte de renda familiar. Ademais, infere-se que os
docentes envolvidos puderam contribuir e promover, de forma remota, a interação
entre acadêmicos e a comunidade externa.