SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
UNICIÊNCIAS:
COMPARTILHANDO CONHECIMENTO EM ÉPOCA DE ISOLAMENTO SOCIAL
1Jean Afonso Pinho,2Thalia Miranda Pospiecha,3Camila Gabi Flores da Silva,4Raquel Aparecida Loss,5Claudinéia Aparecida Queli Geraldi,6Sumaya Ferreira Guedes 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4DOCENTE,5DOCENTE,6COORDENADOR AUTOR jeanpinho_@hotmail.com
RESUMO
O
ano de 2020 será um marco na história devido a pandemia causada pelo novo
coronavírus, responsável pela doença denominada Covid-19. Devido à alta taxa de
transmissão, práticas como o distanciamento e isolamento social foram adotadas
por autoridades mundiais para controlar o avanço da doença. Essas práticas
levaram ao fechamento de escola e universidades, levando a interrupção de
atividades de pesquisa e ensino. Dessa forma, foi criado um canal para divulgação
de vídeos na plataforma Youtube, como uma alternativa de continuar integrando a
comunidade com a universidade. O canal UniCiências, foi criado maio de 2020 e
todos os vídeos foram produzidos por acadêmicos que atuam como bolsistas de
extensão e bolsistas de extensão júnior (ensino médio). Foram disponibilizados até o dia 2 de
setembro 19 vídeos, com assuntos variados. Atualmente o canal possui 70
inscritos e 1.238 visualizações nos vídeos disponibilizados. Assim, se observa
que mesmo o canal apresentando pequeno número de inscritos, este possui um
número considerável de visualizações de usuários que não são inscritos,
mostrando um grande alcance do projeto. A diferença entre o número de acessos
comparado ao número de inscrições no canal levanta a questão da necessidade de
uma abordagem diferenciada, para que haja o incentivo a inscrições no canal. No
entanto, é importante ressaltar que considerando um canal que criado a pouco
tempo, com vídeos produzidos pelos acadêmicos que em sua maioria nunca tinham produzido
ou editado vídeos, o canal atingiu um número de visualizações considerável,
demonstrando que nesse momento de isolamento social as pessoas têm buscado
alternativas para aprenderem e a universidade pode utilizar essa ferramenta
para compartilhar saberes. Dessa forma, o trabalho mostra, que a uso da
internet aproxima as pessoas em época de isolamento social e que o uso dela
pode fortalecer a integração entre universidade e a comunidade.