SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
TOCA – GRUPO TERAPÊUTICO ONLINE: RELATO DE UMA AÇÃO DE
CUIDADO EM SAÚDE MENTAL PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA
SAÚDE NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19
1Larissa Arbués Carneiro,2Jaqueline Rodrigues Stefanini,3Marciana Gonçalves Farinha,4Kelly Dantas dos Santos,5Thiago Pires da Mota,6Fernanda Valentin 1ORIENTADOR,2ORIENTADOR,3ORIENTADOR,4OUTROS,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6COORDENADOR larissa_arbues@ufg.br
RESUMO
A
pandemia da Covid-19 gerou uma situação de crise. É importante reconhecer que
este cenário repercute na saúde mental dos indivíduos uma vez que o medo e a
ansiedade a respeito da doença podem ser intensos e causar impactos
psicológicos a população. Os estudantes universitários terão suas rotinas
alteradas, exigindo mudanças de hábitos e resiliência. Os profissionais da
saúde vivenciam medo da contaminação e restrição do contato com familiares,
esgotamento físico e mental por jornada excessiva de trabalho ou por diminuição
de renda e desemprego. Soma-se a isso o distanciamento social de amigos,
colegas e familiares. Neste contexto, busca-se conhecer como os grupos
terapêuticos online contribuem para
promover suporte em saúde mental. Foram formados dois grupos um com 13
universitários e outro com oito profissionais da saúde. Para cada grupo, realizou-se
7 encontros semanais, com duração de 90 minutos por encontro, utilizando a
metodologia do Ciclo de Aprendizagem Vivencial. Os grupos foram conduzidos por
uma equipe interprofissional das áreas de enfermagem, psicologia e
musicoterapia. Como resultados
desta experiência indicamos que a modalidade de grupo online traz desafios, próprios de um ambiente e linguagem novos,
mas preserva a potencialidade do Grupo como lugar de escuta, acolhimento e
vivência de fatores terapêuticos, assim como, possibilita a aplicação e
adaptação de diferentes recursos e princípios do trabalho com grupos
terapêuticos. A experiência do projeto de extensão TOCA também tem
possibilitado à equipe a produção de novos conhecimentos e aprimoramento do
papel de coordenação e de recursos para intervenções grupais em saúde mental.