SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
CONSTRUINDO SABERES EM BIOCONSTRUÇÃO
1JAQUELINE TAVARES DA SILVA,2Hevrli da Silva Carneiro Pilatti,3Bruno Henrique Moresco,4Jordana Duarte Vieira,5Ana Caroline Mocelin Marchetto,6Ana Heloisa Maia 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,4BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,5DOCENTE,6COORDENADOR jaqueline_engcivil@outlook.com
RESUMO
Este momento de
distanciamento social imposto pela pandemia do Coronavírus (Covid –19), exige
uma adaptação das ações de extensão promovidas pela Universidade, a um nível
mais abrangente de análise, a partir da indissiociabilidade entre
ensino-pesquisa-extensão. De forma a mitigar os efeitos da pandemia, e dar
continuidade as ações de extensão neste âmbito, foi organizado pela equipe do
Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (NEPEA) da Universidade
do Estado de Mato Grosso “Carlos Alberto Reyes Madonato” câmpus de Nova
Xavantina-MT, durante o período de 20 a 25 de abril de 2020, o Curso de
“Bioconstrução”. Como estratégia metodológica, o curso foi realizado por meio
do Google Classroom, sem nenhum custo aos participantes, composto por três
módulos. A metodologia de ensino se baseou na disponibilização do conteúdo aos
inscritos via vídeos-aulas práticas gravadas, tutoriais disponíveis na internet
e questionários de avaliação. Cada módulo continha um formulário de avaliação
para balizar a aprendizagem dos participantes. Como resultados do alcance dessa ação de extensão foram 40 inscritos, destes 22 concluíram o
curso, promovendo a formação tanto dos professores, pesquisadores, estudantes,
técnicos de ATER e agricultores que serão disseminadores de conhecimentos sobre
bioconstrução, bem como, a formação de multiplicadores das técnicas utilizadas
especialmente por conta da abordagem participativa do processo de construção do
conhecimento. A utilização de tecnologias digitais e outras ferramentas, tem
propiciado um leque de possibilidades na construção do conhecimento. Ao
realizarmos o Curso de “Bioconstrução” foi possível garantir a formação de
novos agentes que serão fonte de conhecimento e a promoção/valorização da
bioconstrução como uma importante ferramenta na construção sustentável.