Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

AÇÕES NA ESCOLA PARA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

1Bruno dos Santos Pereira,2Alex Mota dos Santos
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR
brunodossantos@discente.ufg.br

RESUMO

O trânsito e seus conflitos envolvem pessoas em todas as fases da vida, tendo como a principal causa dos conflitos a influência humana. Tendo em consideração que a escola se trata de um local voltado ao ensino coletivo e desenvolvimento humano, se mostra um local adequado para iniciação do aprendizado sobre o trânsito. Sendo assim, as ações na escola para educação e segurança no trânsito é um esforço pedagógico que busca proporcionar trocas de experiências, através da difusão da pesquisa e da extensão, entre docentes e discentes da Universidade Federal de Goiás (UFG), docentes, familiares e discentes das escolas participantes, desses dois espaços, escola e universidade, tão importantes para a sociedade. A metodologia ativa interacionista, presencial, antes da pandemia, explorou os conhecimentos dos estudantes da universidade e da comunidade escolar através de oficinas temáticas e jogos interativos. As atividades durante a pandemia foram realizadas através de plataformas de escolas particulares e criação de mídias sociais sobre o tema do projeto. Foram realizadas ações em seis escolas localizadas nos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia. De modo geral, observou participação ativa dos estudantes, que revelaram seus conhecimentos, mediados em debates sobre os conflitos que geram acidentes de trânsito. Das atividades pré-pandemia destaca-se ações presenciais nas modalidades de oficinas para análise da percepção da mobilidade em espaços urbanos, jogos interativos de roteirização e dos tipos de sinalização. Na pandemia destaca-se ações virtuais com escolas particulares, elaboração de material didáticos, na forma de cartilhas e vídeos sobre comportamentos de risco no trânsito. Das atividades foi possível perceber que as crianças e jovens se envolvem de forma satisfatória com as atividades que não são de aplicação rotineira na escola. Por outro lado, os estudantes da universidade assumem o protagonismo e aplica conhecimentos de algumas áreas de formação, especialmente, educação para o trânsito e segurança viária.

PALAVRAS-CHAVE

Educação para o trânsito. Segurança no Trânsito. Educação continuada.