SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
AÇÕES NA ESCOLA PARA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
1Bruno dos Santos Pereira,2Alex Mota dos Santos 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR brunodossantos@discente.ufg.br
RESUMO
O trânsito
e seus conflitos envolvem pessoas em todas as fases da vida, tendo como a
principal causa dos conflitos a influência humana. Tendo em consideração que a
escola se trata de um local voltado ao ensino coletivo e desenvolvimento
humano, se mostra um local adequado para iniciação do aprendizado sobre o
trânsito. Sendo assim, as ações na
escola para educação e segurança no trânsito é um esforço pedagógico que busca
proporcionar trocas de experiências, através da difusão da pesquisa e da
extensão, entre docentes e discentes da Universidade Federal de Goiás (UFG),
docentes, familiares e discentes das escolas participantes, desses dois
espaços, escola e universidade, tão importantes para a sociedade. A metodologia
ativa interacionista, presencial, antes da pandemia, explorou os conhecimentos
dos estudantes da universidade e da comunidade escolar através de oficinas
temáticas e jogos interativos. As atividades durante a pandemia foram
realizadas através de plataformas de escolas particulares e criação de mídias
sociais sobre o tema do projeto. Foram realizadas ações em seis escolas
localizadas nos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia. De modo geral,
observou participação ativa dos estudantes, que revelaram seus conhecimentos,
mediados em debates sobre os conflitos que geram acidentes de trânsito. Das
atividades pré-pandemia destaca-se ações presenciais nas modalidades de
oficinas para análise da percepção da mobilidade em espaços urbanos, jogos
interativos de roteirização e dos tipos de sinalização. Na pandemia destaca-se
ações virtuais com escolas particulares, elaboração de material didáticos, na
forma de cartilhas e vídeos sobre comportamentos de risco no trânsito. Das
atividades foi possível perceber que as crianças e jovens se envolvem de forma
satisfatória com as atividades que não são de aplicação rotineira na escola.
Por outro lado, os estudantes da universidade assumem o protagonismo e aplica
conhecimentos de algumas áreas de formação, especialmente, educação para o
trânsito e segurança viária.
PALAVRAS-CHAVE
Educação para o trânsito. Segurança no Trânsito. Educação continuada.