Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

ASSESSORIA EM RELAÇÃO À LEI 13.982/2020: UMA ESTRATÉGIA ALÉM DA VIDA

1Juliana Vitória Vieira Mattiello da Silva,2Almir Rodrigues Durigon,3Rubens dos Santos,4Aldo Cesar da Silva Ortiz,5Tatiana Rosa Carvalho Ribeiro
1DOCENTE,2DOCENTE,3DOCENTE,4DOCENTE,5DOCENTE
julianamattiello@unemat.br

RESUMO

O Auxílio Emergencial é um “benefício financeiro concedido pelo Governo Federal destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus - COVID 19”. O objetivo do projeto é assessorar os empreendedores individuais, trabalhadores informais, autônomos, desempregado que estavam com dúvidas na solicitação do auxílio emergencial instituído pela Lei 13.982/2020. O projeto foi desenvolvimento por meio de ferramenta digital whatsapp, cujo objetivo era manter o distanciamento social para atender as recomendações estabelecidas pelo Governo Federal, Estadual e Municipal. Tal ferramenta foi usada para a troca de ideias entre a equipe do projeto, bem como para eventuais reuniões (no caso, duas) pelo Google Meet, com a intenção de discutir alguns pontos a fim de compreender todos os aspectos relativos à Lei 13.982/2020. Foi elaborado um folder para divulgação dos atendimentos, nele continham os números dos telefones e o nome das pessoas que fariam o atendimento. O folder foi divulgado nas mídias sociais da Unemat e em grupos de whatsapp da cidade, sendo que cada participante fez individualmente sua divulgação nas mídias sociais particulares. Foram atendidas 254 pessoas em um período de 40 dias. Os beneficiários faziam as ligações para os números disponíveis no folder e apresentavam as dúvidas e relação ao auxílio emergencial. Os principais resultados do atendimento foram os esclarecimentos sobre dúvidas de toda a ordem, tais como auxílio no preenchimento do cadastro; auxílio no acesso do aplicativo “Caixa Tem”; solicitação do benefício; auxílio na criação da conta digital. Nessas ações, observou-se a insegurança das pessoas no momento de revelar o número do CPF com a finalidade de consultar e/ou auxiliar durante o cadastro, muitos demonstraram apreensão. No entanto, mesmo assim, foi possível verificar um total de 145 atendimentos que tiveram o seu cadastro aprovado para o recebimento do auxílio emergencial, possivelmente esse número seja um pouco maior, mas, pela dificuldade do acesso ao número do CPF, não foi possível saber. Sendo assim, após a realização dos atendimentos, constatou-se a importância das Universidades em um momento de pandemia, pois ficou evidente que o ensino oportuniza o desenvolvimento social e amplia a visão do conhecimento e da informação.

PALAVRAS-CHAVE

Auxílio Emergencial. Covid. Whatsapp.