SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
FALANDO DE DIREITO PARA TODOS: EXPERIÊNCIAS DA
DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDO JURÍDICO EM UMA REDE SOCIAL
1Daniel Vieira Gonçalves,2Waleska Malvina Piovan Martinazzo 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2DOCENTE vieira.daniel@unemat.br
RESUMO
A facilidade contemporânea
do acesso à internet, aliada às inúmeras possibilidades que esse recurso
permite, vem propiciando a cada dia mais uma verdadeira exigência de imersão na
cultura digital. Durante a pandemia, tal necessidade ganhou novo mister: o de
viabilizar a manutenção de relações sociais, afetivas e institucionais. Em
virtude disso, uma equipe de docentes e acadêmicos do curso de Direito da
Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado, em Barra
do Bugres, institucionalizou o projeto de extensão “Erga Omnes - Falando de
Direito para todos”, com o objetivo de assegurar não só a continuidade das
atividades acadêmicas, como também a criação e a manutenção de relações
patêmicas dos acadêmicos envolvidos para com o curso e a instituição. Inicialmente
concebida para alcançar 200 pessoas pelo Instagram @erga.omnes.unemat,
com seis professores e dois acadêmicos, em menos de três meses e meio a conta
já possui 550 seguidores, equipe formada por sete docentes e 18 discentes,
ritmo diário de publicações e apresenta as seguintes métricas do Instagram
entre 27 de agosto e 02 de setembro: 903 contas alcançadas, 310 interações e
3947 impressões. Metodologicamente, além da publicação ordinária de conteúdo
jurídico voltada para a comunidade externa e acadêmica, a multicitada proposta
extensiva também possui atividades extraordinárias paralelas, como sorteios de
obras jurídicas, transmissões síncronas (lives) e uma série no IGTV que
visa a apresentar diversas profissões jurídicas a bacharelandos e bacharéis
recém-formados (Direito amp;
Profissões). A escolha de cada post é feita por todo o grupo ou em
subequipe, a depender da sua natureza, e leva em consideração a experiência do
estafe com os usuários, a existência dos meios e modos exequíveis para a
implementação da proposta e a opinião do público-alvo — percebida pela equipe
que compõe o projeto mediante recursos netnográficos. A adoção dessa técnica,
conforme demonstram as métricas consultadas e as respostas colhidas em processo
seletivo de admissão de acadêmicos, mostrou-se satisfatória para viabilizar uma
efetiva consecução do objetivo pretendido de integrar as comunidades externa e
acadêmica a partir da disseminação de temas pertinentes à seara jurídica.