SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
APRENDIZAGEM
COOPERATIVA COMO PERSPECTIVA E FOMENTAÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL/ESTUDANTIL
1CÁSSIA DE OLIVEIRA,2Gláucia Folador Rech,3Lorena Rodrigues da Silva,4Suzely Ferreira da Silva,5Sara Mainardi,6Maria do Rosário Soares Lima 1OUTROS,2OUTROS,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO,6DOCENTE cassia.oliveira@unemat.br
RESUMO
Esse trabalho trata-se de uma experiência vivenciada pelos
acadêmicos bolsistas do Programa de Formação de Células Cooperativa d (FOCCO)
do campus Universitário do Médio Araguaia, os quais são acadêmicos dos
cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Filosofia e Bacharelado
em Zootecnia. Tendo como objetivo apresentar as ações desenvolvidas no decorrer
do processo de implementação e execução do Programa FOCCO na Escola Estadual
Vila Rica, situada no município de Vila Rica (MT), nos anos de 2017 a 2018, tendo
como público alvo os alunos do ensino médio e do nono ano do ensino fundamental.
Em que o propósito era incentivar o protagonismo estudantil/juvenil, por meio
da aprendizagem cooperativa. Dentre outras ações foram desenvolvidas diversas atividades
de cunho lúdico/cultural junto aos alunos da escola, bem como a organização dos
grupos de estudos em células cooperativas de aprendizagem, seminários,
organização do grêmio estudantil, gincana estudantil, sarau literário. Um dos
resultados dessa ação foi a criação do grêmio estudantil na escola, inclusive
com uma formação para os alunos responsáveis pelo processo eleitoral, dinâmicas
de debates e apresentação das propostas das chapas para eleição da diretoria. E
outro resultado é percepção do aluno da educação básica em se tornarem os protagonistas
do seu processo de formação política e exercício da cidadania, onde não vistos
apenas como pessoas que participam das ações, e sim sendo os idealizadores e executores
das ações desenvolvidas na escola. Consideramos ser importante destacar que a
participação dos bolsistas na escola contribuiu no sentido de motivar os
professores para participarem de eventos científicos, como foi da Jornada
Cientifica do IFMT de Confresa, que publicou em seus anais mais de 15 trabalhos
de professores e alunos da Escola Estadual Vila Rica.