Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO PERSPECTIVA E FOMENTAÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL/ESTUDANTIL

1CÁSSIA DE OLIVEIRA,2Gláucia Folador Rech,3Lorena Rodrigues da Silva,4Suzely Ferreira da Silva,5Sara Mainardi,6Maria do Rosário Soares Lima
1OUTROS,2OUTROS,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO,6DOCENTE
cassia.oliveira@unemat.br

RESUMO

Esse trabalho trata-se de uma experiência vivenciada pelos acadêmicos bolsistas do Programa de Formação de Células Cooperativa d (FOCCO) do campus Universitário do Médio Araguaia, os quais são acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Zootecnia. Tendo como objetivo apresentar as ações desenvolvidas no decorrer do processo de implementação e execução do Programa FOCCO na Escola Estadual Vila Rica, situada no município de Vila Rica (MT), nos anos de 2017 a 2018, tendo como público alvo os alunos do ensino médio e do nono ano do ensino fundamental. Em que o propósito era incentivar o protagonismo estudantil/juvenil, por meio da aprendizagem cooperativa. Dentre outras ações foram desenvolvidas diversas atividades de cunho lúdico/cultural junto aos alunos da escola, bem como a organização dos grupos de estudos em células cooperativas de aprendizagem, seminários, organização do grêmio estudantil, gincana estudantil, sarau literário. Um dos resultados dessa ação foi a criação do grêmio estudantil na escola, inclusive com uma formação para os alunos responsáveis pelo processo eleitoral, dinâmicas de debates e apresentação das propostas das chapas para eleição da diretoria. E outro resultado é percepção do aluno da educação básica em se tornarem os protagonistas do seu processo de formação política e exercício da cidadania, onde não vistos apenas como pessoas que participam das ações, e sim sendo os idealizadores e executores das ações desenvolvidas na escola. Consideramos ser importante destacar que a participação dos bolsistas na escola contribuiu no sentido de motivar os professores para participarem de eventos científicos, como foi da Jornada Cientifica do IFMT de Confresa, que publicou em seus anais mais de 15 trabalhos de professores e alunos da Escola Estadual Vila Rica.

PALAVRAS-CHAVE

APRENDIZAGEM COOPERATIVA. FOCCO. PROTAGONISMO ESTUDANTIL.