Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SEU FINANCIAMENTO EM MATO GROSSO

1ODORICO FERREIRA CARDOSO NETO,2ODORICO FERREIRA CARDOSO NETO,3KAROLAYNE PEREIRA MARQUES ,4LAHILA NATHALIA DOS SANTOS MARTINS ,5TALIA MOREIRA SOUZA
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
kikoptbg@gmail.com

RESUMO

Resumo: O projeto de extensão Políticas para a Educação Pública Básica e seu Financiamento brota da necessidade de entender e discutir a forma como as políticas educacionais estão atuando no âmbito nacional, estadual e municipal, na averiguação do seu cumprimento e seu financiamento. Com intuito de compreender tais políticas, o projeto se pauta no levantamento de dados por meio de pesquisas bibliográficas/documentais, acompanhamento de plataformas governamentais, realização de eventos/palestras dentro e fora da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário do Araguaia (UFMT – CUA) e produção de artigos/banners afim de expor e abrir a discussão acerca dos dados levantados. A situação constatada, até o momento, não é a melhor para educação, pois de acordo com o Relatório de Monitoramento do Plano Nacional de Educação de 2020 (INEP) indica o não cumprimento das 20 metas no estado de Mato Grosso, não sendo diferente em relação aos indicadores do Plano Estadual de Educação. Em 2018, os números da SEDUC-MT revelam que das 17 metas, somente 2 tiveram seu cumprimento. As informações relativas ao financiamento da educação, disponibilizados pela plataforma SIOPE (FNDE) mostram que dos 141 municípios do estado, 132 transmitiram seus relatórios em 2019, porém analisando os relatórios de 30 municípios o que se encontrou foi uma diferença negativa entre as despesas empenhadas e as despesas pagas. Dessa forma, surgem questionamentos como: onde está a desconexão entre o proposto e o executado? De que forma as políticas educacionais podem se tornar mais efetivas? O problema está nas políticas educacionais, no seu financiamento ou na gestão? Assim, é possível observar a importância de se falar sobre educação, compreender as políticas educacionais e verificar o seu financiamento para que se possa, pelo menos, tentar responder tais questionamentos.

PALAVRAS-CHAVE

Politicas Publicas, Educação, Financiamento