Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

PROJETO DE EXTENSÃO REVISTA PANORÂMICA ON-LINE

1EGESLAINE DE NEZ,2EGESLAINE DE NEZ ,3ESTHEFANY ALVES DE LIMA
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
e.denez@yahoo.com.br

RESUMO

O Projeto intitulado Revista Panorâmica on-line: socializando o conhecimento produzido na universidade, é uma ação extensionista do Campus Universitário do Araguaia (CUA), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que se dedica a publicação de um periódico digital de conteúdo multidisciplinar. Este relato objetiva solidificar um veículo de comunicação que divulga os resultados das investigações produzidas nas diversas áreas do conhecimento, com vistas a socialização do conhecimento nas universidades. Metodologicamente, os procedimentos utilizados nesta atividade extensionista partem da necessidade de compreender a revista/o projeto como uma estratégia para articular a extensão às pesquisas geradas nas universidades brasileiras. No ano de 2019, foram publicadas sete edições da revista, com destaque para os dossiês: Formação Continuada e Práticas Docentes na Educação Básica (CEFAPRO); Educação Física Escolar; Currículo e política: como a pesquisa reafirma o debate; Educação Matemática; Fórum das Licenciaturas 2018; Projetos de extensão UFMT/CUA e Dez anos da Agronomia UFMT/CUA. Em 2020, até o momento, foram publicados quatro dossiês (Saberes, fazeres e processos formativos; Contabilidade e gestão; Fórum das Licenciaturas Araguaia 2019; Bioquímica em época de pandemia), além das edições normais da revista. Finalmente, é possível afirmar que os artigos são frutos de projetos (de ensino, de extensão ou de pesquisa), que transformam o plano das ideias em realidades concretas. Por meio das publicações, recria-se um espaço democrático para discussões profícuas advindas da multiplicidade de assuntos apresentados em cada um de seus números multidisciplinares. Em cada edição publicada surge uma nova tendência com infinitas possibilidades de diálogo com o leitor/autor; dessa forma, é um instrumento de reflexão e conhecimento, proporcionado pelos recursos midiáticos digitais, os quais produzem interação em qualquer espaço e tempo, e são postos a serviço da sociedade do conhecimento.

PALAVRAS-CHAVE

Extensão, revista científica (periódico), disseminação do conhecimento.