FORMAÇÃO
CONTINUADA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: PERSPECTIVAS DE PLANEJAMENTO
1MARILENE MARZARI,2MARILENE MARZARI ,3VALÉRIA MARCIA QUEIROZ ,4VICTOR ALVES SANTOS ,5RANS MILER PEREIRA DANTAS ,6JORGE RODRIGUES ATAÍDE JUNIOR 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO marilenemarzari@gmail.com
RESUMO
Os
projetos extensionistas tem sido, nos últimos anos, um elo importante para professores
do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), do Campus Universitário do
Araguaia (CUA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Secretaria
Municipal de Educação (SME), de Barra do Garças/MT, que estabelecem parceiras
para contribuir com a formação continuada tanto da Equipe Pedagógica da SME
como dos Coordenadores Pedagógicos que atuam na Educação Infantil e Ensino
Fundamental I e II, da Educação Básica municipal. No ano de 2020, atendento a
demanda dos participantes, o tema discutido está sendo a respeito de questões
filosóficas, políticas, pedagógicas e didáticas presentes no planejamento
escolar, mais especificamente do plano de aula. Assim, o projeto “Formação Continuada: perspectivas
de planejamento”, tem como objetivo principal elaborar ensaios de planos de aula, em diferentes
perspectivas teóricas, para subsidiar o trabalho dos coordenadores na formação
continuada no lócus das escolas. Os
objetivos específicos visam: compreender as diferentes concepções teóricas de
planejamento de aula; identificar as especificidades metodológicas dessas
concepções; relacionar as metodologias e a avaliação com o referencial teórico
no plano de aula. Para isso, utilizamos referenciais teóricos como Vasconcellos
(2000), Saviani (1985), Veiga (2008), Libâneo (1994), entre outros que abordam
questões referentes ao planejamento escolar;
metodologias ativas e críticas. Devido a pandemia da Covid-19, os estudos
acontecem quinzenalmente com encontros síncronos, Google Meet, das 8h às 10h, e
assíncronos com estudos teórico-práticos. Como resultados preliminares
destacamos, a partir das discussões e reflexões, a importância da unicidade
entre teoria e prática e a necessidade de contemplar questões políticas,
econômicas, sociais e culturais imbricadas no planejamento. Deste modo,
esperamos contribuir com a formação dos coordenadores pedagógicos para que
possam intervir junto a formação continuada no lócus das escolas e, consequentemente, no processo de ensino e
aprendizagem dos alunos.
PALAVRAS-CHAVE
Formação continuada. Coordenadores pedagógicos. Planejamento.