Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: PERSPECTIVAS DE PLANEJAMENTO

1MARILENE MARZARI,2MARILENE MARZARI ,3VALÉRIA MARCIA QUEIROZ ,4VICTOR ALVES SANTOS ,5RANS MILER PEREIRA DANTAS ,6JORGE RODRIGUES ATAÍDE JUNIOR
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
marilenemarzari@gmail.com

RESUMO

Os projetos extensionistas tem sido, nos últimos anos, um elo importante para professores do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), do Campus Universitário do Araguaia (CUA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Secretaria Municipal de Educação (SME), de Barra do Garças/MT, que estabelecem parceiras para contribuir com a formação continuada tanto da Equipe Pedagógica da SME como dos Coordenadores Pedagógicos que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, da Educação Básica municipal. No ano de 2020, atendento a demanda dos participantes, o tema discutido está sendo a respeito de questões filosóficas, políticas, pedagógicas e didáticas presentes no planejamento escolar, mais especificamente do plano de aula. Assim, o projeto “Formação Continuada: perspectivas de planejamento”, tem como objetivo principal elaborar ensaios de planos de aula, em diferentes perspectivas teóricas, para subsidiar o trabalho dos coordenadores na formação continuada no lócus das escolas. Os objetivos específicos visam: compreender as diferentes concepções teóricas de planejamento de aula; identificar as especificidades metodológicas dessas concepções; relacionar as metodologias e a avaliação com o referencial teórico no plano de aula. Para isso, utilizamos referenciais teóricos como Vasconcellos (2000), Saviani (1985), Veiga (2008), Libâneo (1994), entre outros que abordam questões referentes ao planejamento escolar; metodologias ativas e críticas. Devido a pandemia da Covid-19, os estudos acontecem quinzenalmente com encontros síncronos, Google Meet, das 8h às 10h, e assíncronos com estudos teórico-práticos. Como resultados preliminares destacamos, a partir das discussões e reflexões, a importância da unicidade entre teoria e prática e a necessidade de contemplar questões políticas, econômicas, sociais e culturais imbricadas no planejamento. Deste modo, esperamos contribuir com a formação dos coordenadores pedagógicos para que possam intervir junto a formação continuada no lócus das escolas e, consequentemente, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE

Formação continuada. Coordenadores pedagógicos. Planejamento.