EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES DAS
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
1MARILENE MARZARI,2MARILENE MARZARI ,3VALÉRIA MARCIA QUEIROZ ,4VICTOR ALVES SANTOS ,5RANS MILER PEREIRA DANTAS ,6JORGE RODRIGUES ATAÍDE JUNIOR,7HIDELBERTO DE SOUSA RIBEIRO 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO marilenemarzari@gmail.com
RESUMO
A Pandemia da Covid-19 desencadeou a necessidade de isolamento social
que obrigou o fechamento
de atividades econômicas, religiosas, esportivas, lazer, educacionais
entre outros para evitar as aglomerações de pessoas e a disseminação do vírus.
Com o impedimento de realizar atividades presenciais, tanto na educação básica
como no ensino superior, surgiu a ideia de elaborarmos o projeto de extensão “Educação
em tempos de pandemia: contribuições das Ciências Humanas e Sociais”, que tem
como objetivo principal discutir com os acadêmicos e membros da comunidade
externa temas diversos que afetam, nesses tempos de pandemia, pessoas e grupos
sociais, principalmente, os mais vulneráveis em termos econômicos e sociais. O
referido projeto será desenvolvido, no período de setembro à dezembro, pelos
professores ligados ao Curso de Letras/Instituto de Ciências Humanas e Sociais
(ICHS), do Campus Universitário do Araguaia (CUA) que organizaram temas
envolvendo áreas de conhecimentos como filosofia, sociologia, ciência política,
educação e psicologia, com o propósito de abordarem questões econômicas,
sociais, culturais e educacionais desencadeadas pelos efeitos epidemiológicos
provocados pela Pandemia da Covid-19. Autores como Bourdieu (1998), Vygotsky
(2004), Garcia (2020), Buther
(1998), entre outros fundamentam as discussões. As inscrições para a participação
foram abertas para acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado e
membros da comunidade externa, com encontros
semanais, via Google Meet, com a mediação dos professores propositores dos diferentes
temas, durante o período de setembro a dezembro de 2020. Os participantes serão
avaliados pelas leituras dos textos previamente indicados, participação nos
encontros síncronos e produção de texto no final do projeto, quando será
emitido certificação de acordo com a carga-horária prevista no projeto. Assim,
esperamos que os temas contribuam para a aprendizagem e desenvolvimento de cada
um e de todos os envolvidos e que sejam utilizados junto a sociedade de forma
crítica, repsonsável e comprometida com a inclusão social.