Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

1MARILENE MARZARI,2MARILENE MARZARI ,3VALÉRIA MARCIA QUEIROZ ,4VICTOR ALVES SANTOS ,5RANS MILER PEREIRA DANTAS ,6JORGE RODRIGUES ATAÍDE JUNIOR,7HIDELBERTO DE SOUSA RIBEIRO
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
marilenemarzari@gmail.com

RESUMO

A Pandemia da Covid-19 desencadeou a necessidade de isolamento social que obrigou o fechamento de atividades econômicas, religiosas, esportivas, lazer, educacionais entre outros para evitar as aglomerações de pessoas e a disseminação do vírus. Com o impedimento de realizar atividades presenciais, tanto na educação básica como no ensino superior, surgiu a ideia de elaborarmos o projeto de extensão “Educação em tempos de pandemia: contribuições das Ciências Humanas e Sociais”, que tem como objetivo principal discutir com os acadêmicos e membros da comunidade externa temas diversos que afetam, nesses tempos de pandemia, pessoas e grupos sociais, principalmente, os mais vulneráveis em termos econômicos e sociais. O referido projeto será desenvolvido, no período de setembro à dezembro, pelos professores ligados ao Curso de Letras/Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), do Campus Universitário do Araguaia (CUA) que organizaram temas envolvendo áreas de conhecimentos como filosofia, sociologia, ciência política, educação e psicologia, com o propósito de abordarem questões econômicas, sociais, culturais e educacionais desencadeadas pelos efeitos epidemiológicos provocados pela Pandemia da Covid-19. Autores como Bourdieu (1998), Vygotsky (2004), Garcia (2020), Buther (1998), entre outros fundamentam as discussões. As inscrições para a participação foram abertas para acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado e membros da comunidade externa, com encontros semanais, via Google Meet, com a mediação dos professores propositores dos diferentes temas, durante o período de setembro a dezembro de 2020. Os participantes serão avaliados pelas leituras dos textos previamente indicados, participação nos encontros síncronos e produção de texto no final do projeto, quando será emitido certificação de acordo com a carga-horária prevista no projeto. Assim, esperamos que os temas contribuam para a aprendizagem e desenvolvimento de cada um e de todos os envolvidos e que sejam utilizados junto a sociedade de forma crítica, repsonsável e comprometida com a inclusão social.

PALAVRAS-CHAVE

Pandemia Covid-19. Desigualdade Social. Educação.