Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

RODA DE CONVERSA VIRTUAL: UMA NOVA ESTRATÉGIA PARA O ENFRENTAMENTO DO ESTRESSE DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA

1MAURICIO DA SILVA GUEDES,2MAURICIO DA SILVA GUEDES ,3CÁSSIO SOARES RIBEIRO
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO
mausguedes@yahoo.com.br

RESUMO

A docência tem sido uma das profissões que expõe o profissional a condições continuamente desgastantes, tanto física quanto emocionalmente. Diversas pesquisas têm identificado que a contínua desvalorização profissional, as dificuldades enfrentadas nas relações interpessoais no ambiente de trabalho e as exigências próprias da lida escolar contribuem significativamente para aumento dos níveis de estresse no exercício da docência (Junior & Lipp, 2008; Weber et al., 2015; Silva et al., 2018; Tostes et al., 2018 et al., Ferreira-Costa & 2019). A pandemia por Covid-19 e seus reflexos, o distanciamento e o isolamento social, e o consequente fechamento das escolas constituem fortes agravantes para o aumento do estresse em docentes, sobretudo pelas condições impostas de trabalho com a implementação do ensino remoto. Como essas condições nos impedem de desenvolver atividades presenciais de apoio aos docentes da rede municipal de ensino de Barra do Garças – MT no enfrentamento ao estresse, o presente projeto de extensão propôs a Roda de Conversa Virtual com o objetivo de aproximar e orientar os docentes oferecendo espaço para expressão e socialização das angústias e dos dilemas impostos por essa nova realidade. A roda de conversa acontece quinzenalmente via plataformas online de videoconferência (GoogleMeet) de acesso gratuito, com até duas horas de duração. Além disso, os docentes recebem semanalmente vídeos/animações via WhatsApp e por e-mail com orientações importantes de autocuidado (como estabelecer uma rotina; praticar atividade física ou meditação/yoga; fazer atividades que gosta/ um hobby, etc.) para o controle da ansiedade. Dessa forma a Roda de Conversa Virtual se constitui uma nova estratégia para auxiliar os docentes no enfrentamento ao estresse docente em tempos de pandemia.

PALAVRAS-CHAVE

Estresse Docente – Trabalho Docente - Educação