RODA DE CONVERSA VIRTUAL: UMA
NOVA ESTRATÉGIA PARA O ENFRENTAMENTO DO ESTRESSE DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
1MAURICIO DA SILVA GUEDES,2MAURICIO DA SILVA GUEDES ,3CÁSSIO SOARES RIBEIRO 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO mausguedes@yahoo.com.br
RESUMO
A docência tem sido uma das profissões que expõe o profissional a condições
continuamente desgastantes, tanto física quanto
emocionalmente. Diversas pesquisas
têm identificado que a contínua desvalorização profissional, as
dificuldades enfrentadas nas relações interpessoais no ambiente de trabalho e
as exigências próprias da lida escolar contribuem significativamente para
aumento dos níveis de estresse no exercício da docência (Junior & Lipp,
2008; Weber et al., 2015; Silva et al., 2018; Tostes et al., 2018 et al., Ferreira-Costa &
2019). A pandemia
por Covid-19 e seus reflexos,
o distanciamento e o
isolamento social, e o consequente fechamento das escolas constituem fortes
agravantes para o aumento do estresse em docentes, sobretudo pelas condições
impostas de trabalho com a implementação do ensino remoto.
Como essas condições
nos impedem de desenvolver
atividades presenciais de apoio aos docentes da rede municipal de ensino de Barra do Garças – MT no
enfrentamento ao estresse, o presente projeto de extensão propôs a Roda de
Conversa Virtual com o objetivo de aproximar e orientar os docentes oferecendo
espaço para expressão e socialização das angústias e dos dilemas impostos por
essa nova realidade. A roda de conversa acontece quinzenalmente via plataformas
online de videoconferência
(GoogleMeet) de acesso gratuito, com até duas horas de duração. Além disso, os
docentes recebem semanalmente vídeos/animações via WhatsApp e por e-mail com orientações importantes de autocuidado
(como estabelecer uma rotina; praticar atividade física ou meditação/yoga;
fazer atividades que gosta/ um hobby, etc.) para o controle da ansiedade. Dessa
forma a Roda de Conversa Virtual se constitui uma nova estratégia para auxiliar
os docentes no enfrentamento ao estresse docente em tempos de pandemia.