Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

DIALOGANDO SOBRE FUTSAL E GÊNERO: CONSTRUINDO UM LUGAR DE FALA A PARTIR DE UMA PRÁTICA CORPORAL

1FREDERICO JORGE SAAD GUIRRA,2FREDERICO JORGE SAAD GUIRRA ,3EDUARDA CAROLINA IRBER
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
fredguirra@uol.com.br

RESUMO

Introdução: O esporte no âmbito escolar, pode ser palco de reflexões e discussões que ultrapassam a visão tecnicista e biologicista, tão presentes na área da Educação Física, chamando a atenção para outras dimensões do corpo, como a social, cultural e psicológica, não sendo o esporte uma prática com um fim em si mesmo, principalmente no contexto escolar. Objetivo: Este estudo visa proporcionar debates sobre gênero, buscando por meio de rodas de conversa entender quais os motivos que motivam a prática do futsal por alunas do projeto de extensão. Metodologia: Em um primeiro momento será realizada à inscrição dos alunos participantes, distribuindo os alunos em turmas no contraturno escolar duas vezes na semana. Num segundo momento, serão realizadas atividades tendo o futsal como elemento de construção para o debate. Utilizando desses dados, dos treinos e do diálogo por meio de rodas de conversas (ocorridas após a atividade esportiva), às crianças podem expressar de forma dinâmica as experiências, ao relacionar o futsal e as avaliações físicas com a vida cotidiana. Resultados: A partir de estudos iniciados em 2019, de forma parcial, a participação das mulheres no esporte e especificamente no futsal, tem sido culturalmente subjugada pelo gênero, e ainda encontra uma resistência que impacta diretamente na vida das jogadoras. Neste sentido, as mulheres para se submeterem à prática do futsal precisam vencer, para além das habilidades físicas e motoras, os preconceitos socioculturais. Conclusão: Mesmo neste período de distanciamento social, conclui-se parcialmente que existe uma representação social implícita, que está presente na expressão corporal, econômica e sociocultural, refletida nas relações de poderes, no qual, o esporte se torna um espaço de disputa dos marcadores sociais, neste caso o gênero. Tais reflexões contribuem na formação dessas crianças, podendo assim, o esporte ser um espaço crítico, que instiga tolerância e promove a emancipação humana.

PALAVRAS-CHAVE

Esporte. Escola. Cultura. Gênero.