COMUNICAÇÃO ENTRE COMUNIDADE
E O PROJETO DE EXTENSÃO ESCOLINHA DE VOLEIBOL
1ERASMO BRAZ DOS SANTOS,2ELIVELTON BARBOSA BEZERRA,3DANRLEI UALISON DOS SANTOS 1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO erasbraz@gmail.com
RESUMO
É relevante a comunicação entre a comunidade e um projeto e/ou programa de extensão. Por
meio deste contato, pode-se ocorrer um processo virtuoso na troca de
informações que acabam por fortalecer os laços e contribuir para a melhora da
execução e resultados de um projeto e/ou programa. O Projeto da Escolinha de Voleibol, que está no seu
décimo sexto ano de execução, na Faculdade de Educação Física, ao longo do tempo foi se atualizando com relação
à forma de se comunicar com a comunidade. Sendo assim, o
objetivo do trabalho foi analisar o processo de comunicação entre a
comunidade e o projeto e os benefícios inerentes a esse processo ao longo do
tempo. Com um público participante de crianças e adolescentes na faixa etária
de 10 a 18 anos, dos sexos feminino e masculino, oriundos de escolas públicas e
privadas das cidades de Cuiabá e Várzea Grande, o contato com os pais
inicialmente se dava no período de inscrição e posteriormente em caso de necessidade,
com recados por escrito. Porém, quando haviam ocorrências mais urgentes
utilizava-se o telefone fixo. A coordenação do projeto, realizava reuniões
presenciais, que inicialmente tinha pouca participação. Com o advento de novas
tecnologias, foram adotados a comunicação via e-mail, celular, whatsApp, vídeos
e material gráfico. Como resultados foram observados que a interação com os
pais/responsáveis legais foi aumentada com o decorrer da melhora da comunicação
do projeto e isso se refletiu no aumento do número de participantes, na melhora
do interesse pelos participantes das atividades, diminuiu a ausência às aulas
e a evasão no projeto, além de observar maior número de participantes em
reunião presencial. Considera-se que ao longo do tempo, o projeto de extensão, conseguiu
ampliar e aperfeiçoar as formas de comunicações com os pais e responsáveis
legais pelos participantes do projeto e com isso ocorreu um ciclo virtuoso com
benefícios para os participantes e para organização do projeto.