Insetos na escola: relato de
experiência de ação extensionista em Barra do Garças -MT
1GEANE BRIZZOLA DOS SANTOS,2GEANE BRIZZOLA DOS SANTOS ,3STHEFANY GONSALVES TEIXEIRA 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO brizzolageane@gmail.com
RESUMO
Os insetos despertam sentimentos que
vão desde repulsa e medo até deslumbramento. Podem ser erroneamente
categorizados como maléficos ou benéficos o que limita a compreensão do seu
papel ecológicos. A partir desse conhecimento prévio o projeto de Extensão
“Insetos na Escola” pretendeu levar à comunidade da região do Araguaia em Mato
Grosso (Barra do Garças e Pontal do Araguaia) informações sobre a biologia e
ecologia do grupo. Além de demonstrar a importância desses animais para o
funcionamento dos ecossistemas e evidenciar a necessidade de preservação, foi
possível desmitificar preconceitos. Para isso foram confeccionadas caixas
entomológicas para serem disponibilizadas, via empréstimo, às escolas da rede
pública e privada de ensino básico. Realizou-se coletas de material
entomológico, utilizando armadilhas e rede entomológica, no Parque Estadual da
Serra Azul (Barra do Garças-MT) e Estação Ecológica Serra das Araras (Porto
Estrela-MT). Concomitante à coleta, montagem e identificação dos insetos para
confecção das caixas entomológicas, realizou-se uma Mostra de Insetos temática
na Escola Estadual Irmã Diva Pimentel (Barra do Garças, Mato Grosso). As
exposições temáticas versaram sobre: insetos de importância econômica e
ecológica, de interesse médico, insetos de interesse forense e métodos de
coleta e conservação. As atividades foram realizadas com apoio dos alunos da
disciplina Tópicos em Entomologia do Curso de Ciências Biológicas (UFMT). A efetiva
participação e dedicação dos alunos do curso de Ciências Biológicas no projeto
é um indicativo de que o processo de curricularização da extensão nos cursos de
licenciatura será importante estratégia de aprendizado e engajamento dos
estudantes ao curso. Outro ponto positivo foi a facilitação de empréstimos de
material biológico preservado para professores da rede pública de ensino, pois
muitos deles têm dificuldades de estabelecer uma comunicação com os docentes da
universidade para solicitar empréstimos de materiais.