Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

Insetos na escola: relato de experiência de ação extensionista em Barra do Garças -MT

1GEANE BRIZZOLA DOS SANTOS,2GEANE BRIZZOLA DOS SANTOS ,3STHEFANY GONSALVES TEIXEIRA
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
brizzolageane@gmail.com

RESUMO

Os insetos despertam sentimentos que vão desde repulsa e medo até deslumbramento. Podem ser erroneamente categorizados como maléficos ou benéficos o que limita a compreensão do seu papel ecológicos. A partir desse conhecimento prévio o projeto de Extensão “Insetos na Escola” pretendeu levar à comunidade da região do Araguaia em Mato Grosso (Barra do Garças e Pontal do Araguaia) informações sobre a biologia e ecologia do grupo. Além de demonstrar a importância desses animais para o funcionamento dos ecossistemas e evidenciar a necessidade de preservação, foi possível desmitificar preconceitos. Para isso foram confeccionadas caixas entomológicas para serem disponibilizadas, via empréstimo, às escolas da rede pública e privada de ensino básico. Realizou-se coletas de material entomológico, utilizando armadilhas e rede entomológica, no Parque Estadual da Serra Azul (Barra do Garças-MT) e Estação Ecológica Serra das Araras (Porto Estrela-MT). Concomitante à coleta, montagem e identificação dos insetos para confecção das caixas entomológicas, realizou-se uma Mostra de Insetos temática na Escola Estadual Irmã Diva Pimentel (Barra do Garças, Mato Grosso). As exposições temáticas versaram sobre: insetos de importância econômica e ecológica, de interesse médico, insetos de interesse forense e métodos de coleta e conservação. As atividades foram realizadas com apoio dos alunos da disciplina Tópicos em Entomologia do Curso de Ciências Biológicas (UFMT). A efetiva participação e dedicação dos alunos do curso de Ciências Biológicas no projeto é um indicativo de que o processo de curricularização da extensão nos cursos de licenciatura será importante estratégia de aprendizado e engajamento dos estudantes ao curso. Outro ponto positivo foi a facilitação de empréstimos de material biológico preservado para professores da rede pública de ensino, pois muitos deles têm dificuldades de estabelecer uma comunicação com os docentes da universidade para solicitar empréstimos de materiais.

PALAVRAS-CHAVE

Entomologia. Diversidade. Ciências