PROJETO
CRESCER: TECNOLOGIAS DO CUIDADO EM SAÚDE- EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UMA UNIDADE DE
PRONTO ATENDIMENTO.
1IZABELLA CHRYSTINA ROCHA,2IZABELLA CHRYSTINA ROCHA ,3LAVÍNIA ALVES DA SILVA,4PRISCILLA NICÁCIO DA SILVA 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO izabella.bebel@hotmail.com
RESUMO
Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma
estratégia que visa transformar as práticas de trabalho, considerando os
problemas enfrentados no cotidiano dos profissionais. Assim, atualmente enfrentamos
uma doença pandêmica, a COVID-19 que requer de todos, novos hábitos e mudanças
extremas e diante desse cenário a EPS é fundamental. No combate a COVID-19, os
serviços de saúde implantaram medidas de proteção e controle para dirimir a
disseminação da doença, que tem alto índice de transmissibilidade. Assim, objetivou-se
relatar as ações de EPS com profissionais de saúde acerca da COVID-19 na UPA de
Barra do Garças-MT. Trata-se de relato de experiência das ações desenvolvidas
no projeto de extensão Crescer: Tecnologias do Cuidado em Saúde, de junho a
setembro de 2020. Foram realizadas reuniões virtuais com a equipe executora via
plataforma Google Meet para discussão dos temas e, as ações foram
concretizadas por meio da produção de vídeos com a duração média de cinco
minutos. Utilizou-se os programas Powtoon e Power Point para criação dos vídeos e como aporte
teórico Notas Técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária; manuais do Ministério da Saúde e materiais
elaborados pela Organização Mundial da Saúde. Os vídeos foram
enviados pelo aplicativo Whatsapp, quinzenalmente.
Foram criados cinco vídeos intitulados e disponibilizados na seguinte
sequência: Higienização das mãos em tempos de COVID-19; Uso de EPI´s durante a COVID-19:
máscaras cirúrgicas; Uso de EPI´s durante a COVID-19: máscaras de proteção
respiratória; Uso de EPI´s durante a COVID-19: luvas e avental e Uso de EPI´s
durante a COVID-19: touca e óculos/protetor facial. Concluiu-se que os vídeos foram
um importante meio divulgação de conhecimento científico e a que a EPS se
constitui em uma estratégia eficaz para os
profissionais, oportunizando um meio rápido e prático para sanarem dúvidas,
além de permitirem aos acadêmicos aprimorar os conhecimentos sobre o assunto.
PALAVRAS-CHAVE
Educação Continuada. Pessoal de Saúde. Educação Superior.