Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

PROJETO CRESCER: TECNOLOGIAS DO CUIDADO EM SAÚDE- EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO.

1IZABELLA CHRYSTINA ROCHA,2IZABELLA CHRYSTINA ROCHA ,3LAVÍNIA ALVES DA SILVA,4PRISCILLA NICÁCIO DA SILVA
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
izabella.bebel@hotmail.com

RESUMO

Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia que visa transformar as práticas de trabalho, considerando os problemas enfrentados no cotidiano dos profissionais. Assim, atualmente enfrentamos uma doença pandêmica, a COVID-19 que requer de todos, novos hábitos e mudanças extremas e diante desse cenário a EPS é fundamental. No combate a COVID-19, os serviços de saúde implantaram medidas de proteção e controle para dirimir a disseminação da doença, que tem alto índice de transmissibilidade. Assim, objetivou-se relatar as ações de EPS com profissionais de saúde acerca da COVID-19 na UPA de Barra do Garças-MT. Trata-se de relato de experiência das ações desenvolvidas no projeto de extensão Crescer: Tecnologias do Cuidado em Saúde, de junho a setembro de 2020. Foram realizadas reuniões virtuais com a equipe executora via plataforma Google Meet para discussão dos temas e, as ações foram concretizadas por meio da produção de vídeos com a duração média de cinco minutos. Utilizou-se os programas Powtoon e Power Point para criação dos vídeos e como aporte teórico Notas Técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária; manuais do Ministério da Saúde e materiais elaborados pela Organização Mundial da Saúde. Os vídeos foram enviados pelo aplicativo Whatsapp, quinzenalmente. Foram criados cinco vídeos intitulados e disponibilizados na seguinte sequência: Higienização das mãos em tempos de COVID-19; Uso de EPI´s durante a COVID-19: máscaras cirúrgicas; Uso de EPI´s durante a COVID-19: máscaras de proteção respiratória; Uso de EPI´s durante a COVID-19: luvas e avental e Uso de EPI´s durante a COVID-19: touca e óculos/protetor facial. Concluiu-se que os vídeos foram um importante meio divulgação de conhecimento científico e a que a EPS se constitui em uma estratégia eficaz para os profissionais, oportunizando um meio rápido e prático para sanarem dúvidas, além de permitirem aos acadêmicos aprimorar os conhecimentos sobre o assunto.

PALAVRAS-CHAVE

Educação Continuada. Pessoal de Saúde. Educação Superior.