OS CÓDIGOS DE BARRAS COMO
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: um minicurso de extensão
1Wanderleya Nara Gonçalves Costa,2VIVIAN STEFFANY SILVA DE SOUZA 1COORDENADOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO wanderleya.costa@ufmt.br
RESUMO
A matemática elementar não pode ser vista apenas
como um conhecimento puro, mas deve ser compreendida também como um conjunto de
saberes que são originários ou que podem ser diretamente aplicados à realidade cotidiana.
Ainda assim, muitos estudantes consideram a disciplina abstrata e
desinteressante. Cabe, pois, aos professores criar possibilidades para abordar
temas e adotar metodologias que privilegiem a criatividade, a ousadia e a
experimentação nas aulas de matemática. Nesse contexto, o presente trabalho de
pesquisa em interface com a extensão teve como objetivo elaborar e executar uma
proposta pedagógica de uso dos códigos de barras nas aulas de matemática. A
relevância do trabalho está na possibilidade de ajudar os estudantes a abstrair
conceitos, analisá-los e relacioná-los. Trata-se de um trabalho vinculado
ao projeto de extensão “Formação
de professores de matemática, tecnologias digitais e interação social” e ao Estágio
Supervisionado II, do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade
Federal de Mato Grosso, Campus do Araguaia. Como procedimento metodológico na primeira etapa do trabalho, usamos a pesquisa
bibliográfica. Como resultado, conhecemos o desenvolvimento histórico dos
códigos de barras e suas evoluções ao longo dos anos, bem como sua estrutura e importância
na sociedade e, a partir daí, geramos a proposta de um minicurso. Devido ao
isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, o minicurso foi oferecido
por meio da plataforma YouTube. Na
sequência do trabalho, analisaremos se o minicurso foi capaz de ilustrar uma
relação entre os conceitos matemáticos e a realidade, além de favorecer o
estabelecimento de um processo de aprendizagem mais interessante e
significativo para estudantes da educação básica. Desde já, há que se pontuar
que esse tipo de ação abre um nicho de novas possibilidades formativas para
educadores matemáticos que buscam sair do usual e constituir uma ferramenta
fundamental para a articulação entre conteúdos teóricos, metodológicos e práticos.
PALAVRAS-CHAVE
Universidade e escola; Aplicações da Matemática; Licenciatura em Matemática.