Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Currículos em produção: laboratório de ensino de geografia e formação continuada de professores

1HUGO HELENO CAMILO COSTA,2Bruno Zucherato,3Leonardo Vieira de Oliveira,4Eduardo Alves de Oliveira,5Lahila Nathalia dos Santos Martins
1COORDENADOR,2COORDENADOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO
hugoguimel@yahoo.com.br

RESUMO

Os processos formativos ocorrem de forma contínua e são produzidos em diferentes contextos. Assim, o projeto proposto tem como objetivo a organização, gestão e divulgação, de materiais e metodologias produzidas no Laboratório de Ensino de Geografia com foco na difusão de produções de conhecimento acadêmico-científico e tecnológicas voltada ao diálogo com as comunidades escolares e, em especial, articulada à formação continuada de professores de geografia da Educação Básica. Para isto três ações estão sendo desenvolvidas para dinamizar o projeto: 1. atualização e gestão da página institucional do laboratório e formação de página no facebook; 2. Organização e execução de atividades formativas em uso de tecnologias para professores da rede; 3. e divulgação de produções acadêmico-científicas e tecnológicas em diálogo ao público em geral. Entre os resultados esperados, está a divulgação científica, envolvendo as produções do Laboratório de Ensino de Geografia, em interlocução com as demandas da educação básica. Por meio da página online do Laboratório de Ensino de Geografia, serão divulgadas publicações, materiais didáticos, podcasts, vídeos, mesas-redondas, reuniões de grupos de pesquisa, eventos e demais atividades. Entende-se que a utilização das tecnologias, sobretudo no contexto atual, de distanciamento social tem um papel fundamental na proposição e execução de atividades que envolvam a comunidade e a universidade.

PALAVRAS-CHAVE

Currículo. Educação em Geografia. Educação Básica