A “EQUOTECA” DO CENTRO DE EQUOTERAPIA DA UFMT E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA TERAPIA COM O CAVALO
1LISIANE PEREIRA DE JESUS,2LETICIA ANDREZA LARA,3YASMIM MOCHIZUKI 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA lisianejesus8@gmail.com
RESUMO
Introdução. O Centro de Equoterapia da UFMT conta com sala da coordenação e do núcleo de estudos, banheiros adaptados, copa, baias, picadeiro e sala específica para a execução de procedimentos pedagógicos (equoteca), além de equipe multidisciplinar formada por profissionais que contribuem na elaboração das atividades e planejamento das sessões. Objetivo. Descrever como a equoteca contribui com a equoterapia através de atividades lúdicas complementares às sessões, proporcionando um espaço que estimule a capacidade de concentração, oportunize a expansão de potencialidades, desenvolva a criatividade e a sociabilidade, enriquecendo o relacionamento entre as crianças e a equipe de terapeutas e familiarizando a criança com o universo do cavalo. Procedimentos metodológicos. A equoteca é uma sala equipada com livros, jogos, brinquedos, computadores, televisão e recursos lúdico-pedagógicos que em sua maioria remetem ao universo do cavalo. Pode ser utilizada para desenvolver atividades complementares as sessões de equoterapia de cunho psicopedagógico como também ser utilizada para simples recreação nos períodos que antecedem ou sucedem as sessões. Resultados. A equoteca possibilita a evolução mental, psicológica, social e física da criança por meio do lúdico. Nela são desenvolvidas brincadeiras e jogos que estimulam o raciocínio lógico, a coordenação motora e a criatividade das crianças. Também estimula as relações interpessoais das crianças nos intervalos entre as sessões de equoterapia, diminuindo a ansiedade que precede a montaria e auxiliando em todo o processo de desenvolvimento social dos praticantes dentro de um espaço totalmente adaptado a temática do cavalo, principal protagonista da prática equoterápica. Considerações. As atividades propostas na equoteca são importantes para estreitar a relação da equipe com os praticantes que se mantém em contínua interação social, cognitiva e emocional, ajudando a minimizar os efeitos da ansiedade que precede as sessões de equoterapia e favorecendo o processo de vínculo que a criança estabelece com o animal.