Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Comunicação, Educação e Cidadania em prática: o processo de desenvolvimento do website do OPSlab

1Pâmela Craveiro,2Camila Alcantara Polmann
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO
pamelacraveiro@ufmt.br

RESUMO

Este resumo tem o objetivo de compartilhar o processo de desenvolvimento do website do projeto de extensão OPSlab - Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade, que reúne estudantes e pesquisadores interessados na compreensão sobre os diversos aspectos da relação entre sociedade e comunicação. A ideia de criar o website surgiu a partir da necessidade de ter um canal para disponibilizar as fichas pedagógicas com atividades de literacia publicitária desenvolvidas pelos integrantes do projeto para serem aplicadas por educadores da rede básica de ensino. A estrutura do website foi pensada de forma a atender princípios fundamentais do design, tais como proporção, simetria, contraste de cores, ordem, simplificação e legibilidade. Guias, divisões, links, menu e atalhos foram pensados de forma que o conteúdo pudesse ser encontrado de forma intuitiva e fosse de fácil compreensão. As caixas de texto foram padronizadas e escritas de forma e linguagem simplificadas. O layout também foi padronizado, assim como os modelos de fotos, botões, caixas de texto, fichas pedagógicas e notícias do blog. A criação das peças visuais e escolha de fotos para o website baseou-se nas contribuições de Leite (2008) sobre comunicação contra-intuitiva, sendo assim buscou-se priorizar o uso de imagens e elementos que representassem diversidade e não reforçassem estereótipos e preconceitos sociais. O conteúdo (análises do blog e fichas pedagógicas) foi fundamentado nas contribuições de autores como Malmelin (2010), Canclini (2010), Fantin (2011), Hoff (2007) e Mata (2006). Participaram do processo de produção do website duas discentes e uma docente orientadora. Os demais integrantes do OPSlab colaboraram com sugestões e revisões. O desenvolvimento do website permitiu que estudantes da graduação colocassem em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula, aplicando-os em um produto em prol da sociedade, com potencial de contribuir para o fomento entre educadores da rede básica de práticas pedagógicas que aproximam comunicação, educação e cidadania.

PALAVRAS-CHAVE

Website. Comunicação. Educação midiática. Literacia Publicitária