Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA 2020-2021

1Beleni Saléte Grando,2Neide da Silva Campos,3Beleni Saléte Grando
1COORDENADOR AUTOR,2COMUNIDADE EXTERNA,3COORDENADOR
beleni.grando@gmail.com

RESUMO

O Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE) em Mato Grosso está concluindo sua terceira edição (2020-2021) vincula-se ao Programa "Corpos em formação na/pela Educação Intercultural" do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura (Coeduc/FEF-PPGE/UFMT). Como ação formativa de professores indígenas, envolve estudantes de graduação e pós-graduação e docentes da UFMT, da Unemat e UFR. O ASIE da Rede UFMT atende 11 povos indígenas de Mato Grosso: Chiquitano, Xavante, Umutina, Kurâ-Bakairi, Apiaká, Munduruku, Kayabi, Terena, Caiapó e Bororo. Os procedimentos formativos ocorrem em encontros de diferentes níveis, coordenadores de ações, pesquisadores e orientadores pedagógicos das escolas e indígenas e envolvem 117 professores indígenas além de docentes e estudantes das IES. Como proposição metodológica do Coeduc/FEF-/PPGE/UFMT, se faz ensino-pesquisa-extensão pela “pesquisa-ação-intercultural”, viabilizando ações formativas que articulam na produção de materiais didáticos em parceria com os professores indígenas, intercâmbios de saberes e práticas pedagógicas que subsidiam na graduação e na pós-graduação, conhecimentos necessários para atender a Lei 11.645/08, obrigatória na escola não indígena. Pela pesquisa, possibilitou no PPGE a defesa de uma tese em 2020 sobre o povo Bororo e uma dissertação sobre o Povo Chiquitano, em 2021. Os saberes e as práticas que perpassam as ações formativas do ASIE qualificam os conhecimentos e metodologias do Grupo de Pesquisa para atuar em consonância com a perspectiva decolonial e da Educação Intercultural Crítica, fundamentais para outras possibilidades epistêmicas.

PALAVRAS-CHAVE

Saberes Indígenas. Formação. Povos Indígenas