O Projeto Ação Saberes
Indígenas na Escola (ASIE) em Mato Grosso está concluindo sua terceira edição
(2020-2021) vincula-se ao Programa "Corpos em formação na/pela Educação
Intercultural" do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura (Coeduc/FEF-PPGE/UFMT).
Como ação formativa de professores indígenas, envolve estudantes de graduação e
pós-graduação e docentes da UFMT, da Unemat e UFR. O ASIE da Rede UFMT atende
11 povos indígenas de Mato Grosso: Chiquitano, Xavante, Umutina, Kurâ-Bakairi,
Apiaká, Munduruku, Kayabi, Terena, Caiapó e Bororo. Os procedimentos formativos
ocorrem em encontros de diferentes níveis, coordenadores de ações,
pesquisadores e orientadores pedagógicos das escolas e indígenas e envolvem 117
professores indígenas além de docentes e estudantes das IES. Como proposição
metodológica do Coeduc/FEF-/PPGE/UFMT, se faz ensino-pesquisa-extensão pela “pesquisa-ação-intercultural”,
viabilizando ações formativas que articulam na produção de materiais didáticos
em parceria com os professores indígenas, intercâmbios de saberes e práticas
pedagógicas que subsidiam na graduação e na pós-graduação, conhecimentos
necessários para atender a Lei 11.645/08, obrigatória na escola não indígena. Pela
pesquisa, possibilitou no PPGE a defesa de uma tese em 2020 sobre o povo Bororo
e uma dissertação sobre o Povo Chiquitano, em 2021. Os saberes e as práticas
que perpassam as ações formativas do ASIE qualificam os conhecimentos e
metodologias do Grupo de Pesquisa para atuar em consonância com a perspectiva decolonial
e da Educação Intercultural Crítica, fundamentais para outras possibilidades epistêmicas.