Minicurso EAD - Introdução a Tecnologia 5G - Tendências e Desafios
1SAULO ROBERTO SODRÉ DOS REIS,2HAROLDO BENEDITO TADEU ZATTAR 1DOCENTE,2DOCENTE saulo.reis@ufmt.br
RESUMO
Os sistemas de comunicação sem fio têm evoluído cada vez mais ao longo dos anos. O Desenvolvimento de novos recursos e aplicações têm impulsionado a demanda por acesso à internet banda larga para utilização de serviços de streaming, localização, telemedicina, automação, ioT, entre outros. Dessa forma, faz-se necessário uma maior taxa de transmissão de dados e de qualidade de serviço da rede de telefonia móvel. A tecnologia 5G foi estudada e desenvolvida para melhorar de forma significativa as conexões entre os usuários nas redes móveis seja por meio do aumento da taxa de transmissão, interoperabilidade entre padrões, baixa latência, alta confiabilidade e segurança da informação e menor consumo de energia possível. Este projeto teve como objetivo oferecer um minicurso estruturado em 5 módulos, com atividades síncronas e com atividades complementares: exercícios, enquetes, leituras de artigos. O módulo 1 "introdução as comunicações sem fio", buscou dar ao estudante um entendimento da evolução das tecnologias de comunicação celular até o 5G. O módulo 3 "Tecnologia 5G: Arquitetura e padrões", buscou compreender os conceitos fundamentais da arquitetura do 5G e as tecnologias e padrões desenvolvidas para o Sistema 5G. O módulo 3 "Aplicações da Tecnologia 5G", deu a possibilidade de compreender a utilização do 5G em diferentes áreas como: automação na indústria, medicina, serviços de transporte, agronegócio, e outros. O módulo 4 "Aspectos Regulatório da Tecnologia 5G", abordou o aspectos regulatório envolvido na tecnologia 5G, apresentando as principais normativas sobre o assunto e explicando como se dará o leilão do 5G previsto para 2021. O módulo 5 "Desafios para a implantação da Tecnologia 5G no estado de Mato Grosso", o objetivo foi apresentar aos estudantes, os principais desafios para a implantação da tecnologia em MT, considerando as características geográficas, tecnologias existentes e demanda pelo serviço. No final, foi feita uma avaliação do projeto, mostrado que o curso foi de grande relevância para a comunidade acadêmica interna e externa da UFMT.