Observatório de Danças do Araguaia: experiências formativas e ações comunitárias
1Vitor Hugo Marani,2LAIANY MARQUES GUIMARAES,3JENIFFER PAVAN SANTANA,4GABRIELLA GONÇALVES MENDES DA SILVA 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO vitorhmarani@gmail.com
RESUMO
O projeto “Observatório de Danças do Araguaia: experiências formati e ações comunitárias” estrutura-se a partir do reconhecimento de profissionais/grupos/escolas de dança na região da UFMT/CUA de modo a oferecer experiências à comunidade externa e inter (técnicos/as, estudantes, professores/as de educação física e arte da educação básica, pedagogos/as, artistas, coreógrafos) a partir do trato desse conhecimento em sua dime históricosocial, técnico-instrumental e didático-pedagógica. A intenção foi de mapear e ofertar conhecimentos artístico-culturais que subsidiem o trato com a dança na região do Araguaia, especificamente, em Aragarças (GO), Barra do Garças (MT) e Pontal do Araguaia (MT). O projeto, em sua primeira etapa, buscou mapear profissionais/grupos/escolas de dança que compõem a referida região, o que fornecerá informações para a construção de banco de dados. No segundo momento, etapa atual, estão sendo ofertadas oficinas (online) de modo a disseminar conhecimentos de dança que estão sendo produzidos na região do Araguaia, sendo destinadas à comunidade externa (professores/as de educação física, artes cên dança; artistas, técnicos, bailarinos, estudantes de outras instituições superiores, pedagogos/as, entre outros) e interna que tenha interesse pela formação inicial e continuada e dança. Ao final, como última etapa, esperamos reunir esforços para a produção de material didático-pedagógico que sirvará de aporte para que tais danças possam ser desenvolvidas em escolas públicas e privadas da cidade, por meio da disponibilização de livro digital com elementos técnico-instrumentais e histórico-sociais dessas manifestações artísticas. Em síntese, estamos buscando oferecer aproximações entre conhecimentos acadêmicos e populares, servindo de plataforma para propostas que ampliem o acesso à arte, à cultura e ao processo de formação profissional e humana na região para a comunidade externa (profissionais da arte; professores/as educação básica; estudantes; entre outros).