Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E GESTORES EM TEMPOS DE PANDEMIA

1Valéria Marcia Queiroz,2Marilene Marzari,3Victor Alves Santos
1DOCENTE,2DOCENTE,3MESTRANDO
valeriamarciaqueiroz@gmail.com

RESUMO

O ano de 2021 está sendo marcado pelo contexto de Pandemia, causada pela Covid-19, que vitimou centenas de pessoas e exigiu medidas de isolamento e distanciamento social afetando diferentes setores da sociedade. Na educação escolar temos milhares de estudantes que passaram a ter aulas on-line e/ou acessar material impresso. Isso implicou em mudanças no processo de ensino-aprendizagem e também na formação de professores tanto inicial como continuada. Assim, este Projeto de Extensão, denominado “Formação Continuada: espaço de aprendizagens”, tem como objetivo principal estudar referenciais teórico-práticos que contribuam para recriar o processo de ensino e aprendizagem dos envolvidos na educação escolar. O Projeto é desenvolvido por professoras do Curso de Licenciatura em Letras, UFMT/ICHS/CUA, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Aragarças/GO. A metodologia pauta-se em observações, produções individuais e coletivas e de diálogos a respeito das políticas educacionais e do cotidiano escolar. Os encontros síncronos – Plataforma Meet – contribuem com as discussões teórico-práticas e os assíncronos para leitura de textos e produções individuais e/ou coletivas. Os resultados preliminares mostram que o contexto de pandemia afetou coordenadores e gestores que; por um lado, tiveram aumento de atribuições para atender as demandas da Secretaria, da escola, dos professores, dos pais e dos alunos e; por outro, pelas questões familiares, principalmente dos que foram afetados pelo vírus. Soma-se a isso o fato de que a maioria das coordenadoras e gestoras são mulheres e precisam dividir o tempo com a família, as leituras, as tarefas requeridas pelo curso, entre outras. Todavia, o curso de extensão tem propiciado momentos significativos de reflexão e discussão a respeito das políticas educacionais, dos dilemas vivenciados pela pandemia e da necessidade de repensar as ações pedagógico-didáticas, principalmente para os mais atingidos pela suspensão das aulas presenciais.

PALAVRAS-CHAVE

Palavras-Chave: Finalidades Educativas. BNCC. Aprendizagens.