O ano de 2021 está sendo marcado pelo contexto de Pandemia,
causada pela Covid-19, que vitimou centenas de pessoas e exigiu medidas de
isolamento e distanciamento social afetando diferentes setores da sociedade. Na
educação escolar temos milhares de estudantes que passaram a ter aulas on-line
e/ou acessar material impresso. Isso implicou em mudanças no processo de
ensino-aprendizagem e também na formação de professores tanto inicial como
continuada. Assim, este Projeto de Extensão, denominado “Formação Continuada:
espaço de aprendizagens”, tem como objetivo principal estudar
referenciais teórico-práticos que contribuam para recriar o processo de ensino
e aprendizagem dos envolvidos na educação escolar. O Projeto é desenvolvido por professoras do Curso de
Licenciatura em Letras, UFMT/ICHS/CUA, em parceria com a Secretaria Municipal
de Educação de Aragarças/GO. A metodologia pauta-se em observações, produções
individuais e coletivas e de diálogos a respeito das políticas educacionais e
do cotidiano escolar. Os encontros síncronos – Plataforma Meet – contribuem com
as discussões teórico-práticas e os assíncronos para leitura de textos e
produções individuais e/ou coletivas. Os resultados preliminares mostram que o
contexto de pandemia afetou coordenadores e gestores que; por um lado, tiveram
aumento de atribuições para atender as demandas da Secretaria, da escola, dos
professores, dos pais e dos alunos e; por outro, pelas questões familiares,
principalmente dos que foram afetados pelo vírus. Soma-se a isso o fato de que
a maioria das coordenadoras e gestoras são mulheres e precisam dividir o tempo
com a família, as leituras, as tarefas requeridas pelo curso, entre outras.
Todavia, o curso de extensão tem propiciado momentos significativos de reflexão
e discussão a respeito das políticas educacionais, dos dilemas vivenciados pela
pandemia e da necessidade de repensar as ações pedagógico-didáticas,
principalmente para os mais atingidos pela suspensão das aulas presenciais.