Esse
resumo tem como objetivo trazer algumas reflexões desencadeadas durante o
desenvolvimento do projeto de extensão “BNCC
e as implicações para a formação de professores”. Nos últimos anos é
perceptível a preocupação de professores dos cursos de licenciatura do Campus
Universitário do Araguaia (CUA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),
com as questões envolvendo as práticas educacionais. Nesse sentido, desde o ano
de 2017, professores começaram a organizar Fórum das Licenciaturas, evento que
discute as políticas de formação, currículos, práticas educacionais, entre
outros temas relevantes ao campo educacional, por meio de Projetos de Extensão.
No ano de 2019, foi desenvolvido o projeto “Licenciaturas em Debate: formação
continuada de docentes da UFMT/CUA”. No ano de 2020 esteve em pauta a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica e a Resolução CNE/CP N º 2, de 20 de dezembro de 2019 que trata das
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores na
Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de
Professores da Educação Básica (BNC-Formação). O primeiro documento normatiza
os currículos da Educação Básica e, o segundo, da formação inicial de professores.
A dinâmica de estudo consistiu em leituras, discussões e análise dos referidos
documentos. O período de desenvolvimento do projeto foi de agosto a dezembro de
2020 e contou com a participação de professores e estudantes dos cursos de
licenciatura da UFMT/CUA. Os encontros ocorreram quinzenalmente, on-line,
pela plataforma Google Meet, das 14h às 16h. Como resultados destacamos
a participação de docentes e discentes de diferentes cursos; o planejamento e
desenvolvimento do Fórum; a participação em eventos entre outros. Por fim, o
projeto propiciou uma melhor compreensão dos documentos - BNCC e BNC-Formação -
para intervirmos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos e nas ações desenvolvidas
pelos participantes.