Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Projeto Português de Acolhida

1kelly Pellizari,2kelly Pellizari,3Henrique Roriz Aarestrup Alves
1COORDENADOR AUTOR,2DOCENTE,3DOCENTE
kypl_pl@hotmail.com

RESUMO

O projeto Português de Acolhida visa ensinar a língua portuguesa, em seus aspectos mais básicos para os imigrantes e refugiados como forma de acolhê-los e promover sua integração social, além de buscar meio de palestras e seminários fornecer informações úteis aos migrantes. Entende-se essa iniciativa como forma de incentivo a inserção social destes imigrantes, pois a língua é uns dos instrumentos que promovem a inserção destes imigrantes em diferentes espaços sejam eles: laborais, educacionais, culturais, além de garantir aos participantes condições de acesso à informações veiculadas em língua portuguesa indispensáveis em tempos de pandemia. O projeto será executado pelos membros das 4 instituições parceiras: a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT- FACC), a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT- Sinop), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT-Sinop) e Centro de pastoral para Migrantes de Cuiabá-MT, além de empresas privadas que queiram patrocinar por meio de doações os materiais de apoio para as aulas. A metodologia utilizada consistirá na oferta de ensino de língua portuguesa, por meio de aulas remotas(on-line), com turmas de no máximo 10 alunos para cada professor, que irão utilizar plataformas gratuitas e de fácil acessibilidade aos migrantes, o material de apoio para as aulas será fornecido pelo Centro de Pastoral para Migrantes de Cuiabá-MT, seja impresso ou em PDF, com método já utilizado para o ensino do português como língua de acolhida. As palestras e seminários acontecerão periodicamente conforme a necessidade e demanda do Centro de Pastoral para Migrantes de Cuiabá-MT ou de coletivos de imigrantes que participarem das aulas. Espera-se que o Projeto Português de Acolhida possa contribuir com a população imigrante e refugiada no estado de Mato Grosso, no sentido de promover acesso à informação mediada pelo ensino da língua portuguesa.

PALAVRAS-CHAVE

Imigrantes; curso de português, Centro de Pastoral para Imigrantes