Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Projeto de extensão FÉCIÊ como espaço de formação e diálogo entre ciências, fé e cultura dentro e fora da universidade: Fundamentos para o diálogo

1ELANE CHAVEIRO SOARES,2Ana Julia Candida Ferreira
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
elaneufmt@gmail.com

RESUMO

A visão epistemológica das ciências tem relação direta com as crenças religiosas e estas não podem ser desconsideradas no processo de desenvolvimento profissional e pessoal. Com base nessa premissa, o projeto de extensão que subsidia o grupo de estudos denominado FéCiê/ (Fé e Ciência) vem se desenvolvendo com o intuito de oferecer um espaço dialógico interdisciplinar entre Religião e Ciência, visando implicar tanto estudantes e professores das mais diversas áreas de formação como a sociedade externa à universidade. O grupo utiliza uma metodologia colaborativa em reuniões mensais e eventos temáticos de estudo e debate (com temas culturais como: fé e ciências humanas; teorias sobre a origem da humanidade; debate sobre fé e política; a epistemologia das virtudes etc.). Com encontros virtuais, devido ao cenário de pandemia de COVID-19 desde o início de 2021, o grupo enfrenta o desafio de integração curricular e correlação do tema geral com as mais diversas áreas do conhecimento de cada participante e para isso, foram criados Grupos Temáticos, como subgrupos ao projeto FéCiê, de modo que os integrantes com interesses de pesquisa semelhantes pudessem se reunir, produzir artigos, encontros e espaços de diálogo entre as comunidades interna e externa sobre os temas. As atividades dos grupos viabilizaram o diálogo amistoso entre diferentes níveis formativos para discutir a relação entre ciência, fé e cultura nas áreas de interesse dos participantes, além de promover a integração universidade-sociedade por meio das atividades de extensão aberta que tem alcançado desde o estudante da educação básica até o pesquisador de ponta. O projeto de extensão FéCiê/ que é uma ação integrante de uma pesquisa registrada no comitê de ética, é também apoiado pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ) e pela Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2) e vem sublinhando a universidade como um potente e privilegiado lócus para o diálogo ético, respeitoso e autêntico entre os diversos campos da Ciência e da Religião.

PALAVRAS-CHAVE

Ciência. Fé. Diálogo.