Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

AS METAS E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: UMA ANÁLISE DOS PLANOS EDUCACIONAIS

1Odorico Ferreira Cardoso Neto,2KAROLAYNE PEREIRA MARQUES,3Odorico Ferreira Cardoso Neto,4LAHILA NATHALIA DOS SANTOS MARTINS,5TALIA MOREIRA SOUZA
1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3COORDENADOR AUTOR,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
kikoptbg@gmail.com

RESUMO

O projeto de extensão: "As Metas e o Financiamento da Educação em Mato Grosso" desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia (UFMT - CUA), busca compreender as políticas públicas educacionais e como se dá seu financiamento em 30 municípios situados no Vale do Araguaia. O projeto objetiva acompanhar nos municípios pesquisados o cumprimento dos planos educacionais e verificar como está se dando o financiamento da educação com o propósito de que se possa compreender a atuação das políticas públicas educacionais e analisar com clareza a possibilidade de existir falhas na educação e se essas falhas são relativas às políticas, ao financiamento ou a sua gestão. Nessa perspectiva, o projeto busca desempenhar com êxito seu papel de extensão e, por meio de seus membros, busca alcançar o maior público possível para discutir o tema. Como metodologia, inicialmente, foi enviado, via e-mail e para cada um dos 30 municípios, um questionário com perguntas voltadas para o andamento das políticas educacionais e seu financiamento, porém não houve nenhum retorno. Dessa maneira, adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental, pois através da coleta de dados nas plataformas de acompanhamento das políticas educacionais e orçamentos públicos, como o Observatório do PNE, o Portal da Transparência e o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), foi possível dar andamento na pesquisa. Como resultados o projeto tem analisado dados referentes ao cumprimento dos planos e tem se deparado com dados desatualizados ou até mesmo a ausência de dados, além disso quanto ao financiamento o que se tem é a discordância de dados dispostos no sistema SIOPE e dados dispostos no Portal da Transparência. Dessa forma, as conclusões prévias apontam para um abismo entre o proposto e o executado, pois o que se observa é o descumprimento de metas, ausência de acompanhamento dos planos educacionais e falta de compromisso com o financiamento da educação, fazendo com que aumente a necessidade de compreender e discutir tais políticas públicas.

PALAVRAS-CHAVE

Educação. Siope. Plano Nacional de Educação (PNE)