Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Competições para o ensino de programação de computadores

1THIAGO PEREIRA DA SILVA,2THIAGO PEREIRA DA SILVA
1COORDENADOR,2COORDENADOR
thiagosilva@ufmt.br

RESUMO

A programação de computadores requer o domínio da lógica matemática para a resolução de problemas por intermédio de algoritmos. Algoritmos são sequências de passos para a realização de uma tarefa específica. Semelhantemente, algoritmos computacionais são sequências lógicas de ações, especificadas por um programador, que o computador executa para resolver problemas em diferentes domínios. Uma competência importante que os alunos de Ciência da Computação e áreas afins precisam ter, é o domínio da lógica matemática e de programação, de forma que possam utilizar a computação como ferramenta para resolver problemas em diferentes áreas. Neste sentido, esta ação de extensão teve como objetivo proporcionar a prática e aperfeiçoamento dos princípios de lógica e programação de computadores, contribuindo na formação acadêmica e profissional dos alunos de graduação, estudantes de escolas técnicas, ensino médio e professores. Este projeto fez uso da abordagem de ensino de programação guiada por competições (Maratonas de Programação), que mostrou-se motivadora e desenvolveu o espírito de colaboração e competição entre os participantes. As maratonas são competições que envolvem a resolução de problemas de diversas áreas (multidisciplinar) por intermédio de algoritmos computacionais que requerem o uso de diversas técnicas de programação, além da compreensão clara do domínio do problema. Foram realizadas três maratonas e os participantes foram divididos em grupos e propuseram soluções computacionais eficientes para os problemas no menor tempo possível, dentro do contexto lúdico de uma competição. O grupo vencedor em cada maratona foi aquele que resolveu a maior quantidade de problemas em menor tempo. Parte importante do projeto foram as discussões realizadas após as maratonas sobre as técnicas computacionais usadas para resolução dos problemas. Esta metodologia mostrou-se eficiente, teve boa aceitação entre os participantes, motivando a discussão em grupo, agilidade do raciocínio lógico e aprofundamento nas técnicas computacionais.

PALAVRAS-CHAVE

programação de computadores, ensino, computação