Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Conferência de abertura do II Encontro Estadual de Saúde Coletiva (II ENESCO) e V Semana de Saúde Coletiva: “Desafios, lutas e estratégias em defesa da vida”.

1Rita Adriana Gomes de Souza,2Ana Paula Muraro,3Elyana Teixeira Souza,4Maria Ângela Conceição Martins,5Haya Del Bel,6Bárbara da Silva Nalin de Souza
1COORDENADOR AUTOR,2DOCENTE,3DOCENTE,4DOCENTE,5DOCENTE,6DOCENTE
rita.souza@ufmt.br

RESUMO

A Extensão Universitária possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. Esse compartilhamento pode ser efetuado de diversas maneiras, como a promoção de eventos virtuais. O objetivo do trabalho é descrever a Conferência de Abertura do II Encontro Estadual de Saúde Coletiva (II ENESCO) e V Semana de Saúde Coletiva. Trata-se de estudo descritivo. O evento foi organizado pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFMT, ocorreu entre os dias 20 e 23 de julho de 2021, de modo virtual, com transmissão pelo canal CONSTRUISC no youtube. A divulgação foi feita nas mídias sociais, site do evento na plataforma Even3, no espaço “Notícias” da UFMT e nas secretarias de saúde. A Conferência de Abertura ocorreu no dia 20 de julho de 2021, e contou com a moderação da professora Ana Paula Muraro do ISC e, como palestrante, a conselheira nacional de saúde e representante da Rede Nacional Lai Lai Apejo – Saúde da População Negra e Aids, Altamira Simões Santos Souza. A conselheira debateu temas como: direito a saúde e movimentos da saúde coletiva na década de 60 e 70; defesa da vida e fatores que vão além de doenças, como fome e miséria; desmonte de forma ampliada dos espaços de conhecimentos; saúde da população negra, das mulheres, dos índios, das crianças, dos idosos e comunidade LGBT; desemprego; desorganização do sistema de imunização; retirada de programas sociais e sua importância para todos; e Conselho Nacional de Saúde como espaço de poder da população. Após a apresentação, ocorreu o debate, com perguntas direcionadas pelos participantes on line. A lista de presença foi assinada por 270 participantes, que eram de movimentos sociais, organização privada, estudante de ensino médio, de graduação, de pós-graduação, servidores de instituição governamental municipal, estadual e federal, além de professores do ensino médio e superior. A Conferência de Abertura alcançou o seu objetivo que foi o de proporcionar espaço para debate de temas relevantes para a sociedade.

PALAVRAS-CHAVE

Extensão universitária. Tecnologia da informação e comunicação. Defesa da vida.