Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Paulo Freire 100 anos: leituras fundamentais

1Rodrigo Marcos de Jesus,2ADRIANA OLIVEIRA ALVES
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO
rodrigomarcosdejesus@yahoo.com.br

RESUMO

O projeto Paulo Freire 100 anos: leituras fundamentais é curso de extensão em comemoração ao centenário do educador e filósofo brasileiro. O objetivo do projeto é oferecer subsídios para uma leitura rigorosa e contextualizada de algumas das principais obras de Paulo Freire, analisando suas dimensões filosóficas e suas interlocuções teóricas. As atividades são inteiramente online e realizadas de forma assíncrona e síncrona. O público-alvo estimado do projeto é de docentes da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação, gestores escolares, educadores sociais e demais interessados no pensamento freireano. O projeto está dividido em três módulos independentes, com carga horária de 30h cada, totalizando 90h. O Módulo 01: Freire e o Brasil, realizado em setembro, estuda a obra Educação como prática da liberdade. O Módulo 02: Freire e a Libertação, que será realizado em outubro, abordará a obra Pedagogia do oprimido. O Módulo 03: Freire Africano, que ocorrerá em novembro, discutirá a obra Cartas à Guiné-Bissau. Cada módulo conta com um caderno pedagógico para estudo dirigido, quatro videoaulas disponibilizadas no YouTube, podcast e atividades síncronas, possibilitando uma maior dinâmica e interação com os participantes, sendo estas: entrevista com pesquisador/a convidado/a, roda de conversa e live de tira dúvidas. Há um formulário para o envio de dúvidas disponível em cada uma das aulas e salas no Google Classroom para acomodar os participantes, possibilitando uma comunicação mais eficiente e a disponibilização de outros recursos para aprofundamento do estudo. Um trabalho final, que consiste na produção de um plano de aula ou de um mapa conceitual, deverá ser entregue para a conclusão de cada módulo e posterior certificação. O Módulo 01 encontra-se em andamento e alguns resultados parciais podem ser apontados: a) o público estimado foi atingido, b) foram 260 inscrições, tendo, em números aproximados, 50% de estudantes de graduação, 28% de docentes da educação básica, 10% de estudantes de pós-graduação e 12% de outros segmentos (gestores escolares, educadores sociais, assistente social, bibliotecário etc); c) todas as videoaulas receberam visualizações.

PALAVRAS-CHAVE

Educação; Filosofia; Freire