1Rodrigo Marcos de Jesus,2ADRIANA OLIVEIRA ALVES 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO rodrigomarcosdejesus@yahoo.com.br
RESUMO
O projeto Paulo
Freire 100 anos: leituras fundamentais é curso de extensão em comemoração ao
centenário do educador e filósofo brasileiro. O objetivo do projeto é oferecer
subsídios para uma leitura rigorosa e
contextualizada de algumas das principais obras de Paulo Freire,
analisando suas dimensões filosóficas e suas interlocuções teóricas. As
atividades são inteiramente online e realizadas de forma assíncrona e síncrona.
O público-alvo estimado do projeto é de docentes da educação básica, estudantes
de graduação e pós-graduação, gestores escolares, educadores sociais e demais
interessados no pensamento freireano. O projeto está dividido em três módulos
independentes, com carga horária de 30h cada, totalizando 90h. O Módulo
01: Freire e o Brasil, realizado
em setembro, estuda a obra Educação como
prática da liberdade. O Módulo 02: Freire e a Libertação, que será
realizado em outubro, abordará a obra
Pedagogia do oprimido. O Módulo 03:
Freire Africano, que ocorrerá em
novembro, discutirá a obra Cartas à
Guiné-Bissau. Cada módulo conta com um caderno pedagógico para estudo
dirigido, quatro videoaulas disponibilizadas no YouTube, podcast e atividades
síncronas, possibilitando uma maior dinâmica e interação com os participantes,
sendo estas: entrevista com pesquisador/a convidado/a, roda de conversa e live de tira dúvidas. Há um formulário
para o envio de dúvidas disponível em cada uma das aulas e salas no Google
Classroom para acomodar os participantes, possibilitando uma comunicação mais
eficiente e a disponibilização de outros recursos para aprofundamento do estudo.
Um trabalho final, que consiste na produção de um plano de aula ou de um mapa
conceitual, deverá ser entregue para a conclusão de cada módulo e posterior
certificação. O Módulo 01 encontra-se em andamento e alguns resultados parciais
podem ser apontados: a) o público estimado foi atingido, b) foram 260
inscrições, tendo, em números aproximados, 50% de estudantes de graduação, 28%
de docentes da educação básica, 10% de estudantes de pós-graduação e 12% de outros
segmentos (gestores escolares, educadores sociais, assistente social, bibliotecário
etc); c) todas as videoaulas receberam visualizações.