GRUPO ABRACADABRA: CONTADORES DE HISTÓRIAS – LEITURA/LETRAMENTO, DIVERSÃO E ARTE POR MEIO
DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
1Maria Claudino da Silva,2Anna Maria Penalva Mancini,3Eugênio Marcos de Sousa,4Lucineide Gomes da Cunha,5Weides Conceição de Oliveira Lima,6Karla Daniela de Almeida Melo,7José Alves de Souza 1COORDENADOR AUTOR,2COORDENADOR,3COMUNIDADE EXTERNA,4COMUNIDADE EXTERNA,5COMUNIDADE EXTERNA,6COMUNIDADE EXTERNA,7COMUNIDADE EXTERNA claudinodasilva22@gmail.com
RESUMO
A
atividade de Extensão “Grupo Abracadabra: contadores de histórias” é um projeto
do Curso de Letras do ICHS/CUA/UFMT, que, como política educacional, visa à
formação, ao fortalecimento e ao incentivo do ato de ler em crianças, jovens e adultos, pela contação de histórias. Compreende-se o
ato de ler como fortalecedor das competências comunicativas e da cidadania.
Assim sendo, entendemos que a contação de histórias, desde a mais tenra idade,
seguindo pela adolescência e fase adulta, fortalece a formação do leitor. Esse
projeto foi criado em 1994, completando, no ano de 2021, 27 anos de existência.
É um grupo formado por professores da rede pública e particular de ensino da
região, alunos e professores da UFMT. Antes da Pandemia da Covid-19, os Grupos
se reuniam de forma presencial, semanalmente, às sextas-feiras, no período
matutino (Grupo de Barra do Garças – MT), no Campus da UFMT e, no
período vespertino (Grupo de Aragarças – GO, em uma escola, na cidade de
Aragarças - GO. Considerando o estado pandêmico, a partir de março de 2020, os
grupos passaram a se reunir, no mesmo dia e horários, de forma online, via plataforma Google Meet. Nesses encontros síncronos,
com duração de 03 (três) horas, são estudadas teorias relativas à leitura, ao
letramento, à formação do leitor, à Literatura e à Literatura Infanto-Juvenil, à
contação de histórias, procurando fortalecer a prática do processo
ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, pela extensão universitária. Em seu
eixo prático, os contadores realizam sessões de contar histórias em creches e
escolas, levando leitura, diversão e arte, contabilizando-se mais 04 (quatro)
horas semanais de trabalho. No eixo teórico, o projeto privilegia a Linguagem,
a Leitura e o Letramento. Neste ano de 2021, o Grupo Abracadabra tem realizado
suas apresentações, em sua maioria, de forma online, por meio de lives,
considerando as recomendações da UFMT, em relação à pandemia.
PALAVRAS-CHAVE
Palavras-chaves: Leitura. Formação do Leitor. Grupo Abracadabra.