Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Projeto Crescer: inserção de universitários no contexto da educação permanente em saúde

1Izabella Chrystina Rocha,2Gabriella Gomes Pereira,3Satie Katagiri,4Ariane Silva,5Priscilla Nicacio da Silva
1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3DOCENTE,4OUTROS,5DOCENTE
izabella.rocha@ufmt.br

RESUMO

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia que propicia aos profissionais da saúde aperfeiçoamento e atualização de conteúdos fundamentais para a prestação de cuidados, além de permitir mudanças positivas na assistência oferecida aos usuários dos serviços de saúde. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo relatar as ações/discussões realizadas em um projeto de extensão acerca dos conhecimentos técnicos e científicos a respeito dos cuidados básicos e complexos na atuação do profissional de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas dentro do projeto de extensão Crescer: Tecnologia do Cuidado em Saúde. Participam das ações cinco docentes da UFMT/CUA, cinco acadêmicas do curso de enfermagem, uma enfermeira e profissionais enfermeiros que atuam na atenção secundária a saúde e atenção hospitalar. O projeto promoveu seis encontros entre os participantes por meio da plataforma eletrônica Zoom, no qual os encontros eram primeiramente realizados com os membros da equipe com aporte teórico atualizado no intuito de aprofundamento dos conteúdos a serem discutidos e posteriormente abordados com os profissionais de saúde. Foram expostos três temas: Traqueostomia, Gastrostomia e Estomias de Eliminação. Os temas foram discutidos com os profissionais de enfermagem que relataram suas experiências na prática do serviço acerca de cada tema apresentado. Foram apontadas dificuldades para realização de procedimentos técnicos, e destacada a importância do conhecimento para autonomia profissional. Conclui-se que as ações realizadas promoveram uma interessante interação entre acadêmicas e profissionais de enfermagem, proporcionou troca de experiências/saberes e elucidou dúvidas dos profissionais, ainda, possibilitou aprimoramento e atualização de conhecimento já adquiridos, uma vez que enfermeiros qualificados oportunizam cuidados de qualidade e se tornam multiplicadores no local de serviço.

PALAVRAS-CHAVE

Educação Continuada. Pessoal de Saude. Educação Superior