1Marcos Antonio Soares,2Marcos antonio Soares,3Juliana Ferreira de Moraes 1ORIENTADOR,2ORIENTADOR,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO drmasoares@gmail.com
RESUMO
INTRODUÇÃO: Twitter e Instragram
têm sido plataformas comumente utilizadas por pesquisadores para divulgar o
conhecimento científico para o público, porque através desses meios é possível
alcançar grande número de pessoas dando visibilidade aos pesquisadores e as
instituições de pesquisa, e assim contribuindo para a formação e pensamento
científico da sociedade, promovendo a discussão científica, incluindo aspectos
morais e legais da pesquisa fomentando a colaboração, mobilização e
transformação da sociedade. OBJETIVO (S): Criar e gerenciar o perfil do LABEM
nas plataformas Twitter e Instagram, organizar e desenvolver conteúdos para os
perfis, apresentar para o grande público resultados e aplicações de pesquisa
científica, estimular público jovem de diferentes estratos sociais para a
carreira científica e tecnológica, e contribuir para a relação
sociedade-universidade através de ações extensionistas. PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS: No dia 14 de junho de 2020 as contas nomeadas como “LABEM_UFMT”
foram criadas nas plataformas do instagram e do twitter. Com o auxílio da
plataforma de design gráfico CANVA, foram criados conteúdos de mídia
contemplando assuntos relacionados a projetos de pesquisa desenvolvidos no
LABEM e assuntos relacionados à microbiologia e biotecnologia microbiana. RESULTADOS:
Até o presente momento obtivemos 254 seguidores no Instagram e 25 seguidores na
plataforma do Twitter. Os conteúdos publicados conseguiram alcançar até 2696
pessoas que interagiram através de curtidas, comentários e
compartilhamentos(dados obtidos através da aba insights proporcionada pelo
próprio instagram). CONSIDERAÇÕES FINAIS: O projeto de extensão de divulgação
científica do LABEM demonstrou que as redes sociais foram um método promissor
para divulgar o conhecimento científico produzido nas universidades. Através do
uso de mídias interativas, o conteúdo que antes se restringia a linguagens
técnicas e ao público científico pode ser acessível a todas as classes de
pessoas, promovendo assim a informação e contribuindo para a formação do
pensamento científico da sociedade.