Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Popularização da ciência por mídias sociais

1Marcos Antonio Soares,2Marcos antonio Soares,3Juliana Ferreira de Moraes
1ORIENTADOR,2ORIENTADOR,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
drmasoares@gmail.com

RESUMO

INTRODUÇÃO: Twitter e Instragram têm sido plataformas comumente utilizadas por pesquisadores para divulgar o conhecimento científico para o público, porque através desses meios é possível alcançar grande número de pessoas dando visibilidade aos pesquisadores e as instituições de pesquisa, e assim contribuindo para a formação e pensamento científico da sociedade, promovendo a discussão científica, incluindo aspectos morais e legais da pesquisa fomentando a colaboração, mobilização e transformação da sociedade. OBJETIVO (S): Criar e gerenciar o perfil do LABEM nas plataformas Twitter e Instagram, organizar e desenvolver conteúdos para os perfis, apresentar para o grande público resultados e aplicações de pesquisa científica, estimular público jovem de diferentes estratos sociais para a carreira científica e tecnológica, e contribuir para a relação sociedade-universidade através de ações extensionistas. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: No dia 14 de junho de 2020 as contas nomeadas como “LABEM_UFMT” foram criadas nas plataformas do instagram e do twitter. Com o auxílio da plataforma de design gráfico CANVA, foram criados conteúdos de mídia contemplando assuntos relacionados a projetos de pesquisa desenvolvidos no LABEM e assuntos relacionados à microbiologia e biotecnologia microbiana. RESULTADOS: Até o presente momento obtivemos 254 seguidores no Instagram e 25 seguidores na plataforma do Twitter. Os conteúdos publicados conseguiram alcançar até 2696 pessoas que interagiram através de curtidas, comentários e compartilhamentos(dados obtidos através da aba insights proporcionada pelo próprio instagram). CONSIDERAÇÕES FINAIS: O projeto de extensão de divulgação científica do LABEM demonstrou que as redes sociais foram um método promissor para divulgar o conhecimento científico produzido nas universidades. Através do uso de mídias interativas, o conteúdo que antes se restringia a linguagens técnicas e ao público científico pode ser acessível a todas as classes de pessoas, promovendo assim a informação e contribuindo para a formação do pensamento científico da sociedade.

PALAVRAS-CHAVE

Divulgação científica; redes sociais; LABEM